Paredes acolheu Assembleia Geral das Cidades Educadoras

28 Janeiro 2017

A cidade de Paredes foi o placo escolhido para a Assembleia Geral da rede territorial portuguesa das cidades educadoras. A iniciativa decorreu esta sexta-feia, 27 de janeiro, na Casa da Cultura de Paredes.

Após a receção de todos os representantes das cidades associadas, a Assembleia começou com a apresentação do projeto Art on Chairs, uma referência nacional e internacional e o mais recente projeto dedicado aos jovens e com ligação às escolas, a Casa da Juventude. Pelo meio, foi ainda exibido o documentário sobre os 10 anos da Carta Educativa de Paredes.

“Sou um claro defensor do modelo das Cidades Educadoras, é uma plataforma que permite aferir e criar boas práticas de implementação da Educação nos vários concelhos do País e também no mundo.” refere Celso Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Paredes.

As Cidades Educadoras têm como um dos seu principais objetivos o de proporcionar aos seus habitantes os meios e oportunidades de formação, entretenimento e desenvolvimento pessoal, tendo em conta as suas necessidades particulares, promover o conhecimento, a aprendizagem e a utilização das línguas presentes na cidade enquanto elemento integrador e fator de coesão entre as pessoas, disponibilizar espaços de formação e de debate, incluindo os intercâmbios entre cidades.

“É um prazer receber esta assembleia geral, a diversidade dos municípios presentes de vários pontos do País, demonstra a importância desta rede”, salienta Hermínia Moreira, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Paredes.

A parte da tarde foi preenchida com a demonstração do projeto “Movimento Sénior” através das aulas de introdução ao golfe da população sénior, terminando com a visita ao Centro Escolar de Vilela.

A Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é uma organização sem fins lucrativos que reúne os Governos comprometidos com o cumprimento da Carta das Cidades Educadoras, o guia deste movimento mundial, criado em 1990, com o I Congresso Internacional das Cidades Educadoras e formalizado como Associação em 1994.