Hábitos Saudáveis na 2ª Feira da Saúde - A Arte de Envelhecer

Feira_Saude_Paredes2
Feira_Saude_Paredes3
09 Fevereiro 2017

A Câmara Municipal de Paredes, através dos pelouros da Saúde e do Desporto, em parceria com o CLDS3G – Horizontes de inclusão organizou, esta quarta-feira, 8 de fevereiro, a segunda edição da Feira da Saúde – A arte de Envelhecer, no pavilhão Rota dos Móveis em Lordelo.

A Feira da Saúde é uma iniciativa anual, vocacionada para a população sénior com o principal objetivo de disponibilizar informação sobre prevenção de doenças e promoção da saúde. Para o efeito, a autarquia conta com a colaboração de diversas entidades ligadas à área da saúde, capacitadas para fornecer e esclarecer as dúvidas à população sénior.

“Depois do sucesso das Jornadas da Saúde, a realização da 2ª edição da Feira da Saúde Sénior, demonstra a aposta que a Câmara de Paredes tem vindo a fazer na promoção e divulgação de hábitos saudáveis para a população sénior” salienta Pedro Mendes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Paredes.

Os visitantes tiveram a oportunidade de realizar diversos rastreios gratuitos, e receber informação e aconselhamentos, sobre tensão arterial, colesterol, glicemia, oftalmologia, despiste de hipertensão ocular e glaucoma, obesidade, aconselhamento dietético personalizado, avaliação do estado nutricional, auditivo, densitometria, espirometrias, podologia, saúde oral, avaliação da condição física, pneumologia, ortopedia, avaliação da pele, entre outros.

Em simultâneo com os rastreios, todos os visitantes puderam assistir a palestras sobre a temática dos problemas de visão, saúde oral, prevenção de quedas, reabilitação do pavimento pélvico e AVC e demonstrações de actividade física. A feira contou ainda com uma palestra para técnicos sobre os cuidados a ter na alimentação da 3ª idade.

E porque o bem-estar não é só saúde, a feira contou com uma área dedicada à beleza, onde escolas de formação profissional e empresas da área da cosmética proporcionaram momentos de manicura, estética e cabeleireiro.

Paralelamente a esta iniciativa, decorreu um festival de sopas, onde os idosos tiveram possibilidade de almoçar, experimentando a canja, caldo-verde, papas de sarrabulho, sopa da pedra, sopa de legumes, caldo de nabos e sopa de feijão, oferecidas pelos restaurantes Moreira’s, Quinta do Sol, Tasquinha do Trêpo e O Rei. Duas das sopas foram ainda confeccionadas por alunos do curso de turismo da Secundária de Vilela.

FEIRA DA SAÚDE PARA TODA A POPULAÇÃO
A Câmara Municipal de Paredes promoverá nos dias 7, 8 e 9 de abril, uma Feira da Saúde, na Praça José Guilherme, aberta a toda a população com vários workhops direcionados para as várias faixas etárias da população, rastreios gratuitos e demonstrações de atividades físicas.