-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Radar Social
- Rede Social
- Projetos Executados
- Habitação Social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Combate ao isolamento e integração social
- Orpheu Paredes Social - "Oficina das Artes" 2025
- Paredes Integra CLDS 5G
- Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD)
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos - Apoios e Incentivos ao Associativismo Desportivo
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- PRIPAR - Arrisca-te ao Sucesso
- Escola Mais Inclusiva
- EURODESK
- A UE está na minha escola
- ENCODE
- Democracywise
- Paredes Educa Construir Mais Sucesso
- Projeto Antidote
- EU DEFENCE
- Fund You
- Projeto SAABIA
- ACT4WOMEN
- Project ReBuild - Município de Paredes
- Strong2gether
- Bridging HERitage - APPIS
- Projeto BREED
- Rede de Combate e Proteção ao Tráfico de Seres Humanos
- SECURE
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Ação Social
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Contactos
- Canal de denúncias
- Livro de Reclamações Eletrónico
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Alunos da Sobreira e Recarei aprendem técnicas de controlo de espécies invasoras no âmbito do projeto aprovado pelo Fundo Ambiental
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
Alunos da Sobreira e Recarei aprendem técnicas de controlo de espécies invasoras no âmbito do projeto aprovado pelo Fundo Ambiental
Duas turmas do 4º ano das Escolas da Sobreira e Recarei participaram na tarde desta terça-feira, 13 de novembro, no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, numa ação de sensibilização ambiental da comunidade escolar, focada no controlo das espécies invasoras. Os alunos realizaram o descasque de acácias e monitorizaram diversas espécies existentes no local.
Esta iniciativa, integrada na candidatura aprovada ao Fundo Ambiental 2018, contou com a participação do Vereador do Ambiente do Municipio de Paredes, Francisco Leal.
No próximo dia 24 de novembro, durante a manhã, o Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, acolhe idêntica ação de descasque de acácias, onde poderá participar a população em geral, proprietários, associações e cidadãos voluntários da região.
Recorde-se que a Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, que integra as autarquias de Gondomar, Paredes e Valongo, viu aprovada uma candidatura ao Fundo Ambiental 2018 – Aviso "Conservação da Natureza e da Biodiversidade - Apoio a projetos no âmbito da conservação da natureza".
Segundo Francisco Leal, “um dos objetivos específicos deste projeto é contribuir para sensibilizar a população para o problema das espécies invasoras como as mimosas, acácias, entre outras espécies. Com esta ação procuramos alertar a comunidade escolar mais jovem para as boas práticas na área do ambiente”.
O projeto visa igualmente o aumento da literacia científica e capacitação de proprietários e gestores florestais, técnicos, estudantes e cidadãos, dotando os intervenientes de ferramentas, ao nível do conhecimento e competências práticas, que lhes permitam desempenhar com regularidade um papel mais interventivo na monitorização e controlo de espécies invasoras.
Neste sentido, a autarquia de Paredes promoveu a dinamização de uma ação de controlo de invasoras no terreno, nomeadamente descasque de acácias, envolvendo um grupo escolar da Sobreira e Recarei.