Autarquia de Paredes apresentou Projeto de Requalificação da Escola Básica e Secundária de Rebordosa

Autarquia de Paredes apresentou Projeto de Requalificação da Escola Básica e Secundária de Rebord...
IMG_1952
IMG_1960
IMG_1949
IMG_1953
IMG_1969
25 Janeiro 2019

O Município de Paredes apresentou esta sexta-feira, 25 de janeiro, o projeto de requalificação da Escola Básica e Secundária de Rebordosa.

Trata-se de uma obra “prioritária já reivindicada há cerca de 15 anos”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, “esta obra é fundamental para reverter a degradação do edifício”. O autarca considera ainda que, acima de tudo, “requalificar e melhorar as condições do estabelecimento de ensino vai garantir boas condições para a atividade letiva, bem como conforto e bem-estar para alunos, professores e auxiliares da ação educativa”.

No contexto das suas competências, a Câmara Municipal de Paredes assumiu como prioridade, na área da educação, a requalificação e melhoramento das condições da Escola Básica e Secundária de Rebordosa. O concurso público da empreitada será lançado brevemente para o processo poder estar concluído no final do próximo mês de março. O início das obras deverá acontecer em julho.

A requalificação deste estabelecimento de ensino prevê entre outras obras de beneficiação, a substituição das placas de fibrocimento por painéis “sanduiche”, a remoção dos painéis de amianto, a substituição de toda a caixilharia e do pavimento. Neste projeto está desenhada a ampliação das instalações da cozinha, a remodelação do bar, a reorganização do polivalente que terá gabinetes de trabalho, gabinete de psicologia, instalações sanitárias adequadas à mobilidade condicionada e novo acesso à sala dos professores. As salas de aulas também serão intervencionadas. O gimnodesportivo terá balneários com acessibilidades para a mobilidade condicionada, entre outras melhorias.

A apresentação do projeto de Requalificação da Escola Básica e Secundária de Rebordosa decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal na presença do Executivo e das “forças vivas de Rebordosa”. Do lado da Junta de Freguesia compareceu o executivo liderado por Salomé Santos. A comunidade escolar esteve representada pela associação de estudantes, pelo diretor e subdiretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, pelo diretor da Escola Básica e Secundária de Rebordosa, pelos representantes das associações de pais e encarregados de educação, Associação Humanitária dos Bombeiros de Rebordosa, Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa e pela Cooperativa A CELER.

A obra terá um investimento total de 1 865 620,67 euros, sendo que o investimento elegível corresponde a 1 milhão euros e o do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional a 800 mil euros.