Paredes vai ter Ecovia pedagógica para valorizar trilhos que envolvem a “engenharia da água”

22 Março 2019

O Município de Paredes associou-se ao Dia Mundial da Água com a apresentação esta sexta-feira, 22 de março, no Paredes Golfe Clube, do projeto da “Ecovia n.2” que envolve a valorização de trilhos pedagógicos de Cristelo, Vila Cova de Carros e Duas Igrejas, onde a água será o elemento de ligação do percurso.

A “Ecovia n.2” irá integrar as iniciativas a realizar no âmbito do projeto Caminhar pelo Património dinamizado pela Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles.

O trilho pedagógico está a ser desenhado em torno da “engenharia da água”, com diversos motivos de interesse como o aqueduto de Vila Cova de Carros, a ribeira do Cardal, as represas, os charcos, os tanques, as minas e as levadas.

Para além dos pelouros do Ambiente e da Cultura da autarquia, o projeto da “Ecovia n. 2” conta com a parceria do Agrupamento de Escolas de Cristelo, das juntas de freguesia de Paredes, de Cristelo e de Duas Igrejas, do Paredes Golfe Clube e um grupo de cidadãos.

O trilho experimental da “Ecovia n.2” está previsto para dia 15 de junho, ocasião para a comunidade experienciar o percurso pedagógico pelas três localidades do Concelho de Paredes.

A apresentação do projeto da “Ecovia n. 2” a cargo dos professores Ângelo Neto e Adelino Sousa, dirigiu-se aos alunos do Agrupamento de Escolas de Cristelo.