Executivo aprovou concurso para obras de remodelação das Escolas Básicas e Secundárias de Lordelo e Rebordosa no valor de 2,74 milhões de euros

10 Abril 2019

O Executivo Municipal aprovou por unanimidade esta quarta-feira, 10 de abril, o lançamento do concurso público das empreitadas de requalificação dos edifícios das Escolas Básicas e Secundárias de Lordelo e Rebordosa que vão ter um custo global de 2.740.000.00 euros.

As obras de remodelação e ampliação da Escola Básica e Secundária de Rebordosa ascendem a 1.350.000.00 euros. O valor estimado para o concurso público da empreitada de remodelação da Escola Básica e Secundária de Lordelo é de 1.390.000.00 euros.

Na reunião de câmara aberta ao público, o Presidente em exercício, Francisco Leal, anotou que “as obras de beneficiação destas escolas vão contribuir essencialmente para melhorar a segurança e conforto dos alunos”.

Refira-se, no conjunto, as duas escolas são frequentadas atualmente por cerca de 1.300 alunos.

A Câmara de Paredes irá apresentar um projeto de candidatura para aproveitar os cerca de 2 milhões de euros de fundos comunitários que há dois anos estavam à disposição do Município.

As empreitadas, que resultam de um acordo de colaboração do Município de Paredes com o Ministério de Educação, irão permitir a remoção das coberturas de fibrocimento, substituição das caixilharias e piso dos pavilhões, entre outras obras de beneficiação e requalificação.

Na Escola Básica e Secundária de Rebordosa está prevista a substituição das placas de fibrocimento por painéis “sanduíche”, a remoção dos painéis de amianto, a substituição de toda a caixilharia e do pavimento. Será contemplada também a ampliação da cozinha, a remodelação do bar, a reorganização do polivalente, entre outras melhorias. As salas de aulas serão igualmente intervencionadas bem como o gimnodesportivo que terá balneários com acessibilidades para a mobilidade reduzida.

A Escola Básica e Secundária de Lordelo terá praticamente o mesmo processo de obras de beneficiação que passa também pela substituição das placas de fibrocimento, a remoção dos painéis de amianto, a substituição da caixilharia e do pavimento, melhorias e reorganização das salas de aulas e das salas para os professores e intervenção profunda no pavilhão gimnodesportivo.