Paredes assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios na Capela da Nossa Senhora da Piedade da Quintã

capela_da_quinta_baixa_resolucao
15 Abril 2019

O Município de Paredes assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na Capela da Senhora da Piedade da Quintã, em Baltar, na próxima quinta-feira, 18 de abril, numa cerimónia com início às 18h00.

Este ano, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tem como tema o “Património e Paisagem Rural”.

Assim sendo, a “Capela da Quintã”, monumento que integra a Rota do Românico, será apresentada, através do enquadramento histórico, contextualizado com imagens alusivas à sua integração na paisagem rural de Baltar, numa breve apresentação intitulada “A Capela e a Quintã: ruralidade que perdura”.

Segue-se a assinatura do protocolo para a criação do Centro Português de Nyckelharpa.

Além da apresentação sobre a contextualização histórica e enquadramento da referida capela com as características rurais da envolvente, haverá momentos musicais com o instrumento nyckelharpa.

A sessão é aberta à comunidade e conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, da Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, do Coordenador do Centro Português de Nyckelharpa, Aires Montenegro, e do Presidente da Associação Cultural José Guilherme Pacheco, Paulo Rocha.

PROGRAMA:
ABERTURA
OREO (Jan Alexander STRYKERS)
para 3 nyckelharpas:
(Intérpretes: Sérgio Calisto, Adão Carvalho, Aires Montenegro)
2 - BJÖRNLATEN FRAN ORE (Tradicional da Suécia)
(Intérprete: Ensemble de Nyckelharpas)

FINAL
3 - HINO CPN (Adão Carvalho)
para nyckelharpas e outros instrumentos
(Intérpretes: Maestro Filipe Ferreira - nyckelharpas e conjunto de outros instrumentos)