O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, homologou esta terça-feira, 16 de abril, o protocolo de financiamento para as obras de conservação da Igreja Matriz da Sobreira.
As obras, orçadas em cerca de 100 mil euros, visam a recuperação do telhado, a pintura de paredes interiores e exteriores e a substituição do soalho.
O contrato de financiamento foi assinado com a Fábrica da Igreja de São Pedro da Sobreira, presidida pelo Padre Pedro Silva, e terá uma comparticipação do Governo em cerca de 50 mil euros.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, “esta igreja assume uma importância histórica no território, trata-se de um edifício emblemático de arquitetura religiosa que importa preservar”.
O autarca assumiu que os 100 mil euros a investir nas obras não chegam para tudo e referiu que “50% da verba será comparticipada pelo Governo, sendo que os outros cerca de 50 mil euros resultam do envolvimento da paróquia, da Junta de Freguesia da Sobreira e da Câmara de Paredes".
O Município compromete-se a terminar a escadaria exterior da igreja.
Segundo o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, “esta é uma parceria entre o Governo e a paróquia, que terá um compromisso informal da Câmara de Paredes que também apoia a obra”.