Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Projeto “70 JÁ” sensibilizou jovens de Paredes para a importância dos direitos da juventude

Projeto “70 JÁ” sensibilizou jovens de Paredes para a importância dos direitos da juventude
img_5986
23 Maio 2019

Os trabalhos resultantes da implementação do projeto “70 JÁ”, uma parceria do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Paredes com o Instituto Português do Desporto e da Juventude - IPDJ I.P., foram apresentados esta quarta-feira, 22 de maio, na Casa da Cultura de Paredes.

O Vereador do Pelouro da Juventude, Paulo Silva, salientou a importância dos jovens se envolverem em dinâmicas de educação não formal, que lhes permitem, neste caso em particular, aprofundar conhecimentos sobre os seus direitos e deveres.

A iniciativa contou, ainda, com a presença do Diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias, que destacou o empenho de todos os envolvidos na prossecução deste projeto.

Recorde-se que o projeto envolveu cerca de uma centena de jovens da escola E.B.2,3 de Paredes e foi trabalhado ao longo do ano letivo.

Contou com a colaboração de dois voluntários, Ana Cunha e José Manuel Rocha, que em conjunto com cinco turmas trabalharam o artigo 70 da Constituição da República Portuguesa, que visa a sensibilização dos jovens para os direitos da juventude portuguesa.

Refira-se que a Constituição da República Portuguesa consagra no seu artigo 70.º os direitos que abrangem diversas esferas da vida, tais como: a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres.

Pretende-se, por via desta iniciativa, fomentar o empoderamento dos jovens, dotando-os da informação necessária ao exercício pleno dos seus direitos e, simultaneamente, um meio de mobilização dos diversos agentes públicos, privados e do designado 3.º setor para responder às preocupações dos jovens.

Neste projeto estiveram envolvidas 5 turmas (7º, 8º 9º ano de escolaridade e curso profissional de cozinha), num total de uma centena de alunos, e duas dezenas de professores.

Top