Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

mq1

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Projeto “70 JÁ” sensibilizou jovens de Paredes para a importância dos direitos da juventude

image title
23 Maio 2019

Os trabalhos resultantes da implementação do projeto “70 JÁ”, uma parceria do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Paredes com o Instituto Português do Desporto e da Juventude - IPDJ I.P., foram apresentados esta quarta-feira, 22 de maio, na Casa da Cultura de Paredes.

O Vereador do Pelouro da Juventude, Paulo Silva, salientou a importância dos jovens se envolverem em dinâmicas de educação não formal, que lhes permitem, neste caso em particular, aprofundar conhecimentos sobre os seus direitos e deveres.

A iniciativa contou, ainda, com a presença do Diretor Regional do IPDJ, Vítor Dias, que destacou o empenho de todos os envolvidos na prossecução deste projeto.

Recorde-se que o projeto envolveu cerca de uma centena de jovens da escola E.B.2,3 de Paredes e foi trabalhado ao longo do ano letivo.

Contou com a colaboração de dois voluntários, Ana Cunha e José Manuel Rocha, que em conjunto com cinco turmas trabalharam o artigo 70 da Constituição da República Portuguesa, que visa a sensibilização dos jovens para os direitos da juventude portuguesa.

Refira-se que a Constituição da República Portuguesa consagra no seu artigo 70.º os direitos que abrangem diversas esferas da vida, tais como: a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres.

Pretende-se, por via desta iniciativa, fomentar o empoderamento dos jovens, dotando-os da informação necessária ao exercício pleno dos seus direitos e, simultaneamente, um meio de mobilização dos diversos agentes públicos, privados e do designado 3.º setor para responder às preocupações dos jovens.

Neste projeto estiveram envolvidas 5 turmas (7º, 8º 9º ano de escolaridade e curso profissional de cozinha), num total de uma centena de alunos, e duas dezenas de professores.

Top