Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

sprint

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes celebra 28 anos de elevação da Vila à categoria de Cidade

image title
image title
image title
19 Junho 2019

Paredes celebra esta quinta-feira, dia 20 de junho, o 28º aniversário da elevação a Cidade. A Assembleia da República deliberou em reunião plenária de 20 de junho de 1991 a elevação da Vila de Paredes a Cidade.

Recorde-se que, em reunião de Câmara de 5 de julho de 1988, foi apresentada, lida e por todos subscrita a proposta que deu o impulso para todo o processo que elevou a então Vila de Paredes à categoria de Cidade, submetida à Assembleia da República.

O principal argumento “é que o Concelho de Paredes se encontrava em franco desenvolvimento não só visível na moldura física como também a qualidade de vida dos seus residentes”.

Para além disso, de acordo com a Lei 11/82 de 2 de junho que determinava as condições para alteração de categoria das povoações, Paredes possuía não metade (do exigido) mas a totalidade dos equipamentos coletivos, designadamente Instalações hospitalares, farmácias, corporação de bombeiros, casa de espetáculos, Biblioteca-Museu, instalações hoteleiras, estabelecimentos de diferentes graus de ensino, transportes públicos, parques ou jardins públicos, tudo assente numa sólida base historiográfica, nalguns casos materializada nos valores arquitetónicos.

Documento oficial:

elevação de Paredes a Cidade

Top