Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

sprint

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes em festa de 12 a 22 de julho

image title
image title
image title
11 Julho 2019

A cidade de Paredes vai estar em festa de 12 a 22 de julho para acolher as celebrações religiosas em Honra do Padroeiro Divino Salvador.

As festividades têm início sexta-feira, 12 de julho, com a inauguração da iluminação nas principais ruas da cidade e termina com o Desfile Concelhio, no dia 22 de julho.

Matay, Matias Damásio, Miguel Araújo, Olga Ryazanova e Diego Miranda são as propostas musicais que sobem ao palco principal no Parque da Cidade de Paredes.

Na abertura da programação festiva, sexta-feira, dia 12, ficará ainda assinalada pela “Noite de Fados”, momento musical dedicado aos fados de Coimbra. Pelas 22h00, o grupo paredense Unidos Pelo Fado atuará na escadaria da Igreja Matriz de Paredes. Segue-se a atuação do fadista Pereira Lopes.

O Município de Paredes, através do Pelouro da Cultura, programou “atividades diversificadas e para todos os gostos”.

Os espetáculos musicais das Festas da Cidade e do Concelho de Paredes distribuem-se por dois locais, com o palco principal instalado no Parque da Cidade de Paredes e o secundário, no Parque José Guilherme.

No Parque José Guilherme estão agendadas atuações de associações e coletividades, como o Conservatório de Música de Paredes, a Orquestra Ligeira do Vale do Sousa, a Escola de Música Solidó, as Bandas Filarmónicas de Baltar e Vilela ou a Associação Musical de Artes do Padrão.

Nos dias principais das festas, no Parque da Cidade, o programa inclui propostas para um público mais jovem, com a presença de DJ´s de renome internacional, como Diego Miranda, bem como a atuação de artistas reconhecidos, como Olga Ryazanova e Matay (19 de julho), Matias Damásio e Diego Miranda (20 de julho) e Miguel Araújo (21 de julho) que são as grandes figuras de cartaz.

Após os concertos, a festa continua no espaço “Paredes Sound Party”, com a presença de bares e DJ´s locais e nacionais, que promete grande diversão.

Este ano as festas incluem um programa destinado às crianças com atividades que vão decorrer no espaço infantil “Culturinha Sai à Rua”, vocacionado para o efeito, no Parque José Guilherme. A hora do conto, pinturas faciais, teatro de fantoches, performances circenses e pintura de murais são apenas alguns dos exemplos das iniciativas previstas.

Aproveitando o forte movimento associativo existente no Concelho de Paredes, no dia 22 de julho, à semelhança do ano passado, terá lugar a segunda edição do Desfile Concelhio, um dos momentos mais aguardados pela população, onde vêm retratados, num cortejo, as suas origens e antepassados.

A temática do desfile deste ano é sobre os “Antigos Ofícios do Concelho”, com a presença das freguesias, coletividades e associações do concelho.

As Festas em Honra do Divino Salvador têm um forte pendor religioso, com diversas atividades que vão decorrer na Igreja Matriz de Paredes, onde se destaca, a título de exemplo, o ""Encontro Vicarial de Coros.

Ainda, no que diz respeito ao programa religioso, um dos acontecimentos mais aguardados pela população é a Majestosa Procissão em Honra do Santo Padroeiro, que conta com a presença dos andores de todas as paróquias do Concelho.

Top