D. Vitorino Soares nomeado pelo Papa Francisco Bispo auxiliar da diocese do Porto

_dr_vitorino_soares_bispo_auxiliar_porto
17 Julho 2019

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 17 de julho, bispo auxiliar do Porto o padre Vitorino José Pereira Soares, pároco de Castelões de Cepeda e de Madalena, em Paredes, divulgou a Nunciatura Apostólica em Portugal.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, “felicita, em nome pessoal, e em nome do Município, o novo bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino Soares, reverendo padre da paróquia de Castelões de Cepeda e de Madalena”.

O autarca endereça votos de saudação para a especial missão agora confiada pelo Papa Francisco. Expressa, ainda, “reconhecido agradecimento pelo dom, pela alegria e trabalho em prol da fé dos paredenses”.

D. Vitorino Soares, na sua saudação à Diocese do Porto, expressou alegria e "sentido de responsabilidade" pela nomeação do Papa Francisco, que considera um "dom" e um "desafio".

"Este dom e este desafio, não são só meus, por isso, também os partilho com toda a Diocese do Porto e agradeço ao Papa Francisco este gesto de confiança. Deus com o Seu Espírito me fortaleça neste novo serviço e me ajude a corresponder com as minhas pobres limitações", referiu.

O novo bispo auxiliar do Porto realça o exemplo que tem encontrado no trabalho de D. Manuel Linda e também no pontificado do Papa Francisco.
Natural da Diocese do Porto, D. Vitorino Soares nasceu em Penafiel, a 19 de outubro de 1960, foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1985 e é o mais velho de cinco irmãos, um dos quais também sacerdote (o padre Avelino Jorge Pereira Soares, pároco em Rio Tinto).

D. Vitorino Soares trabalhou no Seminário do Bom Pastor, entre 1984 e 1987, e no Seminário Maior, entre 1989 e 1994. Capelão militar de 1987 a 1989, dedicou 10 anos do seu trabalho pastoral aos jovens, sendo diretor do Secretariado Diocesano da Juventude entre 1989 1999.

Em 1994, assumiu a paróquia de Castelões de Cepeda, em Paredes, e em 1999 a de Madalena.

Passou 10 anos à frente do Secretariado Diocesano da Juventude.

Refira-se que a ordenação episcopal de D. Vitorino Soares está prevista para dia 29 de setembro, na Sé do Porto.

Foto: DR