Concurso de hortícolas gigantes 'O Maior da Minha Aldeia' com inscrições abertas até 8 de setembro

Concurso de hortícolas gigantes "O Maior da Minha Aldeia" com inscrições abertas até 8 de setembro
img_20190725_073146
img_20190725_090645
30 Julho 2019

As inscrições para o primeiro concurso Internacional de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia” encontram-se abertas até 8 de setembro, através de formulário disponível no site da autarquia.

O Concurso e Feira de Hortícolas Gigantes de Paredes “O Maior da Minha Aldeia” é organizado pela Câmara Municipal de Paredes, e nesta competição internacional podem participar produtores amadores ou profissionais, onde serão premiados os produtos hortofrutícolas de maior dimensão (e.g. volume e/ou peso).

Na presente edição, o concurso vai contar essencialmente com produtores de abóbora, melancia e melão. Os três exemplares mais pesados de abóbora candidatam-se, desta forma, a prémios de 1000, 500 e 200 euros e os concorrentes que apresentarem os maiores exemplares de melancia e melão são premiados com 500, 200 e 100 euros.

Refira-se que os resultados do concurso “O Maior da Minha Aldeia” serão conhecidos nos dias 21 e 22 de setembro, na feira a realizar no Parque da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa.

Até ao momento, o certame registou a inscrição de 11 produtores do Concelho de Paredes, das freguesias de Aguiar de Sousa, Duas Igrejas, Baltar, Louredo, Gandra e Sobreira. Há também concorrentes oriundos das regiões do Algarve e Alentejo e produtores agrícolas espanhóis.

“O Maior da Minha Aldeia” é o primeiro concurso internacional realizado em Portugal, integrado no projeto CÁ PAREDES, programa de desenvolvimento estratégico da zona Sul do Concelho Paredes, que visa o crescimento económico, desenvolvimento social e a valorização ambiental, agroalimentar turística do território composto pelas freguesias de Aguiar de Sousa, Cete, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira.

Este projeto foi lançado este ano pelo Município de Paredes, com o propósito de dar visibilidade aos produtores e às produções agrícolas locais e estimular o interesse das populações para a agricultura sustentável, contribuindo em simultânea para conferir um maior dinamismo e atração ao território.

O concurso “O Maior da Minha Aldeia” foi registado recentemente e admitido na associação norte-americana “Great Pumpkin Commonwealth”, o que confere maior credibilidade ao primeiro evento internacional dedicado aos hortícolas gigantes a realizar em Portugal, em setembro próximo.