Pelo segundo ano, o Municipio promove o projeto “Orpheu Paredes Social” com oficinas diversas tendo por objetivo despertar e fomentar o gosto pela arte e cultura, junto das crianças e jovens mais desfavorecidos, bem como a inclusão social, de forma sociocultural, orientada para o seu desenvolvimento integral.
Através do trabalho dos técnicos e monitores disponibilizados pelo pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Paredes, cerca de oito dezenas de crianças e jovens beneficiam de experiências diferentes nas áreas da dramaturgia, da música, da dança e da expressão plástica.
O “Orpheu Paredes Social” tem como missão a integração social e a ocupação dos tempos livres de crianças, dos 6 aos 12 anos, residentes no Concelho.
As várias oficinas decorrem em diferentes locais do Concelho de Paredes, constituindo grupos de 15 crianças, com a duração de participação de cada grupo de duas semanas.
As atividades do “Orpheu Paredes Social” são gratuitas e dinamizadas nas instalações do Centro Socioeducativo de Parteira, em Lordelo, na associação Rebord’Art, em Rebordosa, e no Conservatório de Dança do Vale do Sousa, em Paredes.