Concerto de guitarra do “Duo Sirius” na Igreja de Bitarães dia 24 de agosto

foto_duo_sirius
13 Agosto 2019

A Igreja Matriz de Bitarães, em Paredes, vai acolher no próximo dia 24 de agosto, pelas 21h30, o concerto do “Duo Sirius”, formado pelos jovens guitarristas Diogo João e Márcio Silva.

Este é o quinto concerto “Young Guitar Masters” apoiado pela Câmara Municipal de Paredes. Com este projeto pretende-se apoiar e promover jovens guitarristas portugueses.

O projeto “Young Guitar Masters” foi fundado em Guimarães e é organizado e promovido pela Associação 3M com o propósito de “divulgar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal e apoiar e promover jovens guitarristas portugueses ou residentes em Portugal em início de carreira”.

Os concertos anteriores tiveram como palco privilegiado a Capela da Quintã (Baltar), a Associação de Solidariedade Social dos Professores – Casa da Torre (Sobrosa), a Igreja Matriz de Senande (Aguiar de Sousa), a Igreja (Velha) Matriz de Rebordosa e dia 24 de agosto é a vez da Igreja Matriz de Bitarães.

Notas Biográficas: DUO SIRIUS
O Duo Sirius é formado por Diogo João e Márcio Silva, dois jovens guitarristas que se conheceram, em 2015, quando ingressaram na Licenciatura em Música, na Universidade de Évora, sob a orientação do Professor Doutor Dejan Ivanovich. Individualmente, apresentaram-se um pouco por todo o país e contam com vários prémios em concursos de guitarra. Durante três anos em Évora, integraram juntos vários grupos de música de câmara, tendo criado, finalmente, este projeto em 2018. O Duo Sirius, que conta já com alguns concertos na região centro do país, pretende apresentar um repertório diversificado, percorrendo as mais variadas épocas, tendo interesse não só na interpretação de obras originais, como também na transcrição de obras não guitarrísticas e na divulgação do repertório português.

DUO SIRIUS
(Diogo João & Márcio Silva)

1.ª PARTE

FRANÇOIS COUPERIN (1668-1733) Le Dodo, ou l’amour au Berceau