Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Eco-caminhada no Parque Urbano de Louredo

Louredo2 1 1024 2500
Percurso - ficha técnica
  • Tipo de percurso: Circular
  • Distância: 0,5 Km
  • Piso: Terra Batida e relvado
  • Grau de dificuldade: fácil
  • Época aconselhada: todo o ano
  • Percurso em kmz
Pontos de Interesse:
  •  Conhecida como Ribeira de Asmes, percorre o parque em cerca de 270 metros.
  • É possível avistar algumas plantas aquáticas, anfíbios, peixes e insetos.
  • Podem ser avistadas diversas espécies desde moluscos gastrópodes, insetos polinizadores, aves, como o Melro-preto (Turdus merula), Chapim-azul (Cyanistes caeruleus), Chapim-real (Parus major), Tordo-comum (Turdus philomelos), entre outros.
  • Galeria Ripícola constituída por espécies autóctones, essencialmente o choupo-negro (Populus nigra), salgueiro-preto (Salix atrocinerea) e sabugueiros (Sambucus nigra).
Informações

Descrição: Beneficia de uma paisagem e ambiente únicos na região. O parque possui cerca de 13 000m2 constituído por parque de merendas, acessível a todos os cidadãos, tornando-se numa zona de lazer, convívio e fruição de grande qualidade ideal para caminhar, correr ou andar de bicicleta. Permite à população experiências de alto valor ecológico em pleno ambiente urbano, através do contacto com a vegetação e com a biodiversidade.
Situa-se num corpo granítico onde se instalaram os fácies graníticos anteriores na freguesia de Louredo, às coordenadas 41° 13.993'N, 8° 20.837'W., na freguesia de Louredo.
Integrado na bacia hidrográfica da Ribeira de Sentiais, pertence na sua totalidade ao concelho de Paredes num total de 16,2 km2, sendo a ribeira do concelho com a maior bacia de drenagem. Tem percurso orientado, grosseiramente, de Norte para Sul. Drena, inicialmente, a freguesia de Sobrosa, passando pelas freguesias de Louredo, Gondalães e Madalena, onde recebe o curso da Ribeira da Ribeira, proveniente de Cristelo. Vai desaguar na cidade de Paredes.
Perfeitamente integrado na paisagem e com recurso a meios ecológicos que visam proteger o ambiente, oferece conforto e tranquilidade.
Integra uma área ocupada predominantemente por terrenos agrícolas com ligações entre os diferentes espaços fazem-se através de percursos pedonais, devidamente equipados, rodeados por grandes clareiras relvadas onde a presença da água confere uma atmosfera inspiradora e refrescante.

Morada:

Lugar do Outeiro, n.º 200
4580-581 Louredo PRD

GPS: N 41°14'00.1" W 8°20'47.1" = 41.233364, -8.346404

 

Top