![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação -
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos -
serviços online
serviços online -
SMAS Paredes
SMAS Paredes -
videos
videos
- Serviços
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
SECURE - APPIS
O projeto «SECURE 2025/2026 : Strengthening European Communities, Uniting Regions and Reinforcing Engagement» (SECURE: Fortalecer as Comunidades Europeias, Unir as Regiões e Reforçar o Envolvimento) visa abordar os desafios atuais que comprometem a coesão e a democracia na União Europeia. Centrando-se na necessidade urgente de reforçar a dimensão europeia e a legitimidade democrática do processo de tomada de decisões da UE, bem como de promover uma governação democrática livre, aberta e saudável numa era marcada pela baixa afluência às urnas, pelo populismo, pela desinformação e pelos desafios à sociedade civil, o projeto procura apoiar o envolvimento ativo dos cidadãos na vida política europeia e o exercício dos seus direitos eleitorais.
O projeto envolve a organização de cinco reuniões internacionais destinadas ao intercâmbio de informações, práticas e atividades, desde o nível local até o nível nacional. O objetivo principal é transferir conhecimentos seguros e fiáveis sobre as ações da UE no contexto internacional, destacando os impactos que as crises e as incertezas internacionais têm a nível local. Além disso, visa promover o intercâmbio entre cidadãos de diferentes países para aumentar a compreensão mútua, a tolerância e oferecer-lhes a oportunidade de alargar a sua perspetiva e desenvolver um sentido de pertença e identidade europeias.
O resultado desejado é a formação de comunidades de cidadãos europeus informados e resilientes, com um elevado grau de confiança nas instituições europeias.
Os temas abordados durante as reuniões incluirão os efeitos das múltiplas crises nas comunidades europeias, incluindo as relacionadas com o ambiente, a migração, as guerras e as economias, bem como a confiança nas instituições e a participação cívica, com especial atenção para a divisão democrática. O papel dos cidadãos em contextos internacionais em constante mudança também será abordado, com ênfase na literacia mediática e no combate à desinformação.
Atividades:
- 5 reuniões internacionais;
- 1 reunião de lançamento local;
- Divulgação a nível local, nacional e da UE.



