Passar para o Conteúdo Principal

município

Voltar à página inicial

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

O KUBO vai de férias!

03 a 27 Jun 2025
Eventos | Appis | Escola Mais Inclusiva

"Com o aproximar das férias de verão, durante o mês de junho, o Projeto Escola Mais Inclusiva visitou as 15 escolas do 1.º ciclo do concelho de Paredes para dinamizar uma atividade com os alunos do 4.º ano, que aliou a tecnologia à descoberta cultural, através da programação com o robô KUBO e com recurso aos equipamentos fornecidos pelo projeto, nomeadamente quadros interativos.

A iniciativa desafiou os alunos a explorar diferentes países do mundo de forma criativa e colaborativa. Cada grupo recebeu um país como destino – entre os quais França, Inglaterra, Egito e Itália – e iniciou a sua "viagem" com uma breve pesquisa no computador, preenchendo uma ficha informativa com dados como a capital, a língua falada, uma comida típica, quatro pontos turísticos e algumas curiosidades sobre o país.

Com base nas informações recolhidas, os alunos programaram o robô KUBO para simular uma viagem pelos quatro pontos turísticos do seu país. Utilizaram peças de direção para orientar o robô e, sempre que possível, recorreram a ciclos e funções na programação, aplicando conceitos fundamentais de pensamento computacional.

No final, cada grupo apresentou a sua ficha informativa e partilhou com os colegas o que aprendeu sobre os locais visitados. A atividade destacou-se por integrar conteúdos culturais com competências de programação, promovendo o trabalho em equipa, a pesquisa autónoma e a criatividade dos alunos".

Esta foi mais uma iniciativa que demonstrou como a tecnologia pode enriquecer a aprendizagem no 1.º ciclo, proporcionando experiências significativas e motivadoras para os mais novos."

Adicionar a calendário 2025-06-03 00:00:00 2025-06-27 00:00:00 Europe/Lisbon O KUBO vai de férias! Evento
Conteúdo atualizado em15 de julho de 2025às 16:25
Top