Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

imagem

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

CISS - Centro de Interpretação da Senhora do Salto

Centro de interpreta  o da sr.  do salto 1 1024 571
Descrição

O CISS veio dotar a Senhora do Salto de condições de visitação e interpretação de um espaço cuja história remonta às origens da formação dos continentes.

A Senhora do Salto é um local de peregrinação, envolto em lendas e culto religioso. Por aqui também passa o Rio Sousa, que condicionado pela geologia local se vê obrigado a forçar a sua travessia por entre as rochas quartzíticas formando estreitos e profundos vales de paredes verticais que podem atingir os 100m. Este canhão que se formou, de aspeto imponente, espetacular e ao mesmo tempo temível, é também conhecido por “Boca do Inferno”. Aqui, as escarpas servem de habitat a algumas aves de rapina, como o Falcão-peregrino, assim como para a nidificação das andorinhas das rochas. Este local está inserido numa área classificada e incluída na Rede Natura 2000 – Sitio de Valongo, sendo considerada Património Natural – Zona Especial de Conservação.

Através de equipamentos interativos, o CISS permite ao visitante conhecer o passado, interpretando o presente.

A Senhora do Salto e o CISS pelas características naturais, culturais e patrimoniais irão funcionar como “porta de entrada”, no município de Paredes, do recém-criado Parque das Serras do Porto, o qual integra áreas dos concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes.

Informações

Morada:
Largo da Senhora do Salto
4585-003 Aguiar de Sousa

GPS: 41º07’41.20’’N / 8º26’01.11’’W

Visita ao CISS por marcação prévia.


Loja Interativa de Turismo de Paredes
Email: turismo@cm-paredes.pt 
Telefone: 255 788 952

Gabinete de Arqueologia e Património
Email: arqueologia@cm-paredes.pt 
Telefone: 255 788 973 / 255 788 974

Top