Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Exposição 'Momentos no Interior da Terra' de Rosalina Santos

Exposição "Momentos no Interior da Terra" de Rosalina Santos
06 Jul a 03 Ago 2024
Eventos | CulturaEventos | Cultura | Biblioteca Municipal de ParedesEventos | Cultura | Casa da CulturaEventos | Turismo

MOMENTOS de Rosalina Santos

NO INTERIOR DA TERRA em Freixo de Numão


Em 2018 a artista realizou uma visita à mina de prospeção aurífera em Freixo de Numão, no que, inicialmente, seria apenas uma ação de divulgação ou conhecimento do promotor MINAPORT.

Equipada apenas com o seu telemóvel, começou a registar o percurso no interior da terra e, inesperadamente, começou a sentir o tempo a parar. Cada momento transformou-se na descoberta de sombras, cores, formas e gravuras que se manifestaram, assim como pinturas ou esculturas há milhões de anos fechadas na profundeza da terra. A abertura da mina transformou-se numa galeria de arte com holofotes e luzes de flash. Recolheu imagens até acabar a bateria.

A exposição apresenta-se, preenchendo as paredes do espaço expositivo de forma quase linear, mostrando a entrada na mina e as primeiras impressões de alteração do espaço e da luminosidade, seguindo pela perceção dos rastos e cicatrizes da intervenção humana na procura dos minerais, até à descoberta das “obras de arte” nas superfícies e recantos das sombras e do tempo. Momentos.

Este conjunto de obras tem vindo a ser mostrado parcialmente ou no seu todo e de diversas formas em exposições coletivas e em duas individuais anteriores a esta, a saber:

- em janeiro de 2023 no âmbito da Onda Bienal e no Gabinete da Bienal de Gaia com 16 fotos;

- em dezembro de 2023 no espaço do Restaurante Côa Museu com desenvolvimento do projeto para 41 fotos.

Agora, em julho de 2024, apresenta-se na Loja Interativa de Turismo de Paredes com uma seleção de fotos adaptada a este espaço.

 


 

Breve biografia da artista:

Nota Biográfica de Rosalina Santos (Matosinhos 52)

Vive em Vila Nova de Gaia.

Fotógrafa desde que se lembra. Como qualquer pessoa, inicialmente fazia fotografias de família, de viagens, etc.

Com o aparecimento da fotografia digital, intensifica esta paixão e sempre que pode dispara a tudo o que mexe ou ao que está quieto.

Agora, com mais experiência, gosta especialmente de registar a intervenção humana no mundo, seja pela arquitetura, paisagem humana ou arte.

Não tem formação na arte fotográfica, nunca quis. Quer manter-se como é, mostrar a sua visão limpa de artifícios ou técnicas mais ou menos intrusivas.

A sua ferramenta é a câmara do telemóvel. Sem complexos.

A sua galeria preferencial é o Facebook. Aí expõe o seu trabalho, principalmente as suas visitas às exposições de arte, que partilha com o maior prazer.

Participou em várias exposições coletivas, como por exemplo: Fundação PT, Cooperativa Artistas de Gaia, Cooperativa Árvore, Galeria Almad’arte Porto, Galeria Geraldes Porto, Porta 13 Vila Nova de Cerveira, Galeria Barca d’Artes Centro Cultural do Alto Minho Viana do Castelo, Mosteiro de Ancede Baião, Galeria Guntinalis Vila Praia de Âncora, Mosteiro de São Salvador de Grijó, iNstantes Avintes e é artista convidada da Bienal Internacional de Arte de Gaia desde 2017.

Está representada com uma obra da Coleção “Momentos no interior da terra” no Museu de Causas/Coleções Agostinho Santos.

Adicionar a calendário 2024-07-06 12:24:00 2024-08-03 10:41:00 Europe/Lisbon Exposição "Momentos no Interior da Terra" de Rosalina Santos Loja Interativa de Turismo de Paredes
Horário:

segunda a sexta: 9h00-12h30 / 14h00-17h30

sábado: 10h00-12h30 / 14h30-17h00

Local:
Loja Interativa de Turismo de Paredes
Informação adicional:

Para mais informações contactar:

Loja Interativa de Turismo
Largo da Estação 227
4580-196 Paredes

255 788 952 Chamada para a rede fixa nacional

 

 

Top