Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

Volta a Portuagal - passagem por Paredes

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Trabalho de Exploração Mineira

O concelho de Paredes é rico em recursos geológicos e a prova deste facto são as inúmeras explorações mineiras que se realizaram neste território.
A exploração do ouro é a que se destaca, principalmente porque foi desenvolvida pelo menos desde o tempo dos romanos. Os testemunhos desta intensa atividade ficaram marcados na paisagem e consistem num conjunto de trabalhos mineiros de exploração a céu aberto – cortas; trabalhos de exploração subterrâneos – galerias de extração, de drenagem e poços. Existem também vestígios de povoados-oficina (fragmentos de cerâmicas de construção e de uso comum) que evidenciam a prática do tratamento metalúrgico do minério primário e onde se têm encontrado numerosas mós (inteiras e fragmentadas) e apiloadores.
Durante os finais do século XIX até meados do século XX foram desenvolvidos trabalhos de exploração mineira de vários metais, como ouro, prata, chumbo, antimónio, importantes ao ponto de se construir o Complexo Mineiro das Banjas.
Para além dos minerais metálicos, foram também exploradas massas pegmatíticas quer para o estanho, quer para minerais industriais como o feldspato.

Contactos para informações:

Património Geológico e Mineiro
Top