Passar para o Conteúdo Principal

município

Câmara Municipal de Paredes (voltar ao início)

videopromocional

siga-nos Página do Facebook (abre numa nova janela) Página do Instagram (abre numa nova janela) Página do RSS feed (abre numa nova janela)

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Exposição 'Outros Olhares' de Olímpia Barbosa

03 Jul a 29 Ago 2026
Eventos | CulturaEventos | Cultura | Biblioteca Municipal de ParedesEventos | Cultura | Casa da CulturaEventos | Turismo

Curadoria: Rosalina Santos

Exposição inspirada no seu tema preferido, “A Mulher” e no poema:

 

- Outros Olhares -

 

Lanças outros olhares em novas fontes

Que ligam dois amores, vida comum

E ouves murmurar as velhas fontes

Em outros olhares de cada um

Olhas as dores do mundo, sempre eternas

As magoadas dores de cada qual

E vês, nas antigas, nas modernas

Tormentosa demanda, sempre igual

Pintas o desejo mais premente

Que vindo do passado é presente

E será o futuro que ganhares

As telas brancas só acharão vida

Perdendo a brancura da partida

E, se lhes deres a luz doutros olhares!...

 

Maria Mamede

 

 

 


 

Biografia Maria Olímpia Vilar de Oliveira Barbosa

Nasceu na freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia.

Exerceu a profissão de bancária.

Gosta de escrever e, em 2007 lançou na Biblioteca de Vila Nova de Gaia o romance “Caminhos de Outono”. Participou em noites de poesia.

Fez em 1998 um curso de fotografia artística manual a preto e branco, com o prof. Jorge Viana Basto. Expos coletiva e individualmente, ganhou primeiros e segundos prémios além de menções honrosas.

Estudou História da Arte e da Pintura, frequentou cursos de desenho e pintura, atelieres e workshops. Começou a pintar em 1997.

Participou em muitas exposições coletivas e realizou 21 exposições individuais sendo duas delas de fotografia a p.b. A primeira individual foi em dezembro de 2001 de pintura e fotografia a convite do prof. Jorge Viana Basto que estava na organização do evento (Porto 2001- Capital Europeia da Cultura).

Tem trabalhos inéditos, criações, e muitos estudos de grandes mestres.

Passou pelo hiper-realismo, surrealismo, interpretações fotográficas, geométrico e abstrato. Tem especial predileção pelo tema “mulher”.

Adicionar a calendário 2026-07-03 15:07:00 2026-08-29 15:08:00 Europe/Lisbon Exposição "Outros Olhares" de Olímpia Barbosa Curadoria: Rosalina Santos Loja Interativa de Turismo de Paredes
Horário:


segunda a sexta: 9h00-12h30 / 14h00-17h30

sábado: 10h00-12h30 / 14h30-17h00

Local:
Loja Interativa de Turismo de Paredes
Informação adicional:

Para mais informações contactar:

Loja Interativa de Turismo de Paredes
Avenida da República
4580-193 Paredes

turismo@cm-paredes.pt 

255 788 952 chamada para rede fixa nacional

Conteúdo atualizado em7 de julho de 2026às 15:11
Voltar ao topo da página