300 jovens ciclistas no Campeonato Nacional de Estrada em Paredes dias 17 e 18 de agosto

05 Agosto 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, presidiu esta segunda-feira, 5 de agosto, à apresentação do Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada Cadetes e Juniores 2019, que conta com 300 jovens ciclistas a percorrer o Concelho de Paredes, dias 17 e 18 de agosto.

Para além do Vereador do Desporto, Paulo Silva, a cerimónia contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do Presidente da Associação de Ciclismo do Porto, José Luís Pacheco, de Cândido Barbosa, ciclista, empresário, e ex-Vereador do Desporto do Município de Paredes, organizador desta prova.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, "o Concelho de Paredes é uma terra de grandes ciclistas", assim sendo, "sábado e domingo, 17 e 18 de agosto, não vão faltar entusiastas da modalidade, cujo trajeto do Campeonato Nacional de Estrada para Cadetes e Juniores passa por quase todas as freguesias de Paredes".

"Não tenho dúvidas que a população vai aderir", afirmou o autarca Alexandre Almeida, sublinhando que "gostava de ver o nome de Paredes novamente associado a uma equipa profissional".

Os campeonatos Nacionais de Fundo e Contrarrelógio são organizados pela UVP- FPC - Federação Portuguesa de Ciclismo e da Associação de Ciclismo do Porto com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.

O Campeonato Nacional de Contrarrelógio 2019 , cadetes e juniores (masculinos) e cadetes, masters 30-40-50 e juniores (femininos) arranca com as provas de contrarrelógio, às 15h00 de sábado, com partida e chegada no Parque da Cidade, em Paredes, num percurso de 12,7 quilómetros.

Os cadetes masculinos do Campeonato de Fundo 2019 vão percorrer 75,9 quilómetros com partida simbólica marcada em frente à Junta de Freguesia de Lordelo, às 10h00, e termina em Rebordosa (em frente ao edifício A CELER).

Os ciclistas juniores do Campeonato Nacional de Fundo iniciam o exercício individual com percurso extenso de 116,2 quilómetros, às 15h00. A prova tem partida em frente à Junta de Freguesia de Lordelo e chegada à meta montada na cidade de Rebordosa.

O Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, sublinha que "o ciclismo de formação é uma aposta e uma missão da federação que procura novos campeões e novos atletas, numa prova exigente como esta".

"Estamos numa terra de ciclismo e de ciclistas", refere Delimo Pereira. "Esta é uma modalidade em crescimento", afirmou o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, acrescentando que a bicicleta é, sem dúvida, uma forma saudável e ecológica de mobilidade.

A sessão de apresentação do Campeonato Nacional Ciclismo de Estrada 2019 decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, entre os convidados esteve Tiago Ferreira, ciclista do Futebol Clube do Porto, natural de Rebordosa, Rui Vinhas, ciclista do Futebol Clube do Porto, último português a vencer a Volta a Portugal, e Raul Alarcón, vencedor da Volta a Portugal 2018.

De salientar, ainda, a presença de Bernardo Sousa, de Paredes, antigo ciclista, o 1º treinador do Cândido Barbosa, do Presidente da Direção da Silva & Vinha ADRAP Sentir Penafiel, Joaquim Ferreira, de José Sousa, natural de Lordelo, filho do antigo ciclista do Futebol Clube do Porto, Manuel Sousa, e que é o ciclista detentor de mais títulos de camadas jovens em Portugal.

O Presidente da Assembleia Municipal, Baptista Pereira, e presidentes de Junta, marcaram igualmente presença na cerimónia.

Road Book dos percursos:

cn_cri_cadetes_e_juniores_final