O CCP – Centro Cultural de Paredes abre portas à exposição coletiva “A Mulher e a Constituição – 50 anos, 50 artistas, 50 interpretações”. A inauguração acontece esta quinta-feira, dia 2 de abril, pelas 21h00, e reúne 50 trabalhos de 50 mulheres artistas.
Rosalina Santos e Jorge Santos, curadores e coordenadores do projeto, explicam que a “2 de abril de 1976, os deputados eleitos à Assembleia Constituinte deram por concluídos os trabalhos votando e aprovando a Constituição de 1976. Entre eles estavam 27 mulheres deputadas. A Constituição seria promulgada no dia 25 de abril seguinte, exatamente um ano depois da eleição livre, mais concorrida de sempre em Portugal.”
Assim, de “forma a assinalar esta efeméride, que marcou a sociedade de muitas formas, mas de uma muito especial e significativa a vida das mulheres portuguesas, o Município de Paredes aceitou o desafio de realizar uma exposição de pintura, numa coletiva temática que marcasse esta efeméride e mais do que isso, promovesse uma reflexão destas cinco décadas especialmente sobre o ponto de vista desta questão social”, rematam.
Para Beatriz Meireles, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Paredes, “nos cinquenta anos de constitucionalismo e do poder local democrático, cumprindo os direitos estabelecidos no que à cultura diz respeito, é com uma enorme honra que acolhemos no Centro Cultural de Paredes, no espaço recém dedicado a exposições temporárias, a primeira das mostras, que reúne cinquenta obras de cinquenta mulheres artistas, à luz do princípio da igualdade”.
Conheça as artistas:
Albertina Santos
Alzira Neves
Ana Fernandes
Ana Gomes
Ana Maria Fernandes/A.fe
Balbina Mendes
Carmo Diogo
Celeste Ferreira
Céu Costa
Conceição Tavares
Cristina Alves
Cristina Sardoeira
Dina Aguiar
Dulce Barato Feyo
Eduarda Ferreira
Elisabeth Leite
Emília Carvalho
Emília Duque
Estela Gomes
Evelina Oliveira
Felícia
Fernanda Araújo
Filomena Silva Campos
Gina Marrinhas
Hermínia Cândido
Inês Sousa Cardoso
Isabel Babo
Isabel Braga
Isabel Cabral
Isabel Lima
Isabel Mourão Alves
Isabel R. Dolgon
Joana Antunes
Júlia Pintão
Leonor Sousa
Luísa Pinheiro
Luísa Prior
Madalena Macedo
Mafalda Rocha
Manuela Bronze
Maria José Rodrigues
Mónica Silva
Nazaré Álvares
Nucha Cardoso
Odete Pinheiro
Otília Santos
Rosa Bela Cruz
Rosa Dixe
Teresa Gil
Violante Saramago Matos
Fotografia: Hélder Oliveira