Passar para o Conteúdo Principal

município

Voltar à página inicial

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Executivo aprova Contas 2025 da Câmara Municipal e dos SMAS Paredes

23 Abril 2026

Os documentos de prestação de contas de 2025 do Municipio de Paredes foram aprovadas, esta quinta-feira, 23 de abril, em reunião ordinária do executivo, com os votos do Partido Socialista (PS) e três contra do Partido Social Democrata (PSD). Já as dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Paredes (SMAS) foram aprovadas pelo PS com abstenção do PSD.

As contas da Câmara Municipal de Paredes apresentam um total de balanço de 308.428.665,16 euros e com um resultado líquido positivo de 3.450.317,80 euros.

Na discussão deste ponto da Ordem do Dia, em que os vereadores do PSD nada disseram, a única intervenção foi do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida.

O autarca sublinhou que “2025 foi um ano de realização de muitas obras com financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, tais como a construção e requalificação de habitações sociais, escolas e centros de saúde, a requalificação do Mosteiro de Vilela em Museu do Mobiliário e o Centro de Memória Daniel Faria, e de muitas obras com PT2030 tais como o Parque Urbano de Baltar e de Gandra”.

Para além das obras realizadas diretamente pelo Município de Paredes, Alexandre Almeida referiu que “as transferências em sede de Delegação de Competências para as Juntas de Freguesia e Associações do Concelho atingiram um montante de 4.127.163,23 euros”.

Alexandre Almeida frisou, também, que apesar deste esforço de investimento, no final de 2025, o “Município não regista qualquer pagamento em atraso e fechou o ano com um prazo médio de pagamentos a 21 dias.”

Segundo o autarca destaca-se, ainda, “a redução do endividamento da Câmara que voltou a cair em 2025 para 51.258.952,14 euros uma redução de cerca de dois milhões de euros face a 2024.”

De salientar também que o principal imposto cobrado pelo Município - Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) continua na taxa mínima.

As contas dos SMAS – Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Paredes apresentam um valor total de balanço de 9.793.689,86 euros e um resultado líquido positivo de 514.592,66 euros.

Relativamente às contas dos SMAS de Paredes de 2025 destaca-se o “aumento do número de ramais em mais 483 ligações de água e 372 de saneamento”.

O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, referiu que “2025 foi também o ano em que os SMAS obtiveram o Selo de Qualidade de Água exemplar para o consumo humano” e que “os meios financeiros libertados pelos SMAS, cerca de 1 milhão e meio de euros, foram todos reinvestidos na atividade operacional da empresa”.

O Presidente da autarquia, anunciou que em 2026 “estarão no terreno os grandes investimentos de candidaturas apresentadas ao PT2030”.

Conteúdo atualizado em23 de abril de 2026às 18:24
Top