Passar para o Conteúdo Principal

município

Câmara Municipal de Paredes (voltar ao início)

videopromocional

siga-nos Página do Facebook (abre numa nova janela) Página do Instagram (abre numa nova janela) Página do RSS feed (abre numa nova janela)

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Henrique Silva mostra 30 obras de pintura e escultura na Casa da Cultura de Paredes

18 Julho 2018

Henrique Silva nasceu em Paredes, em 1933, e fez-se artista plástico em Paris. Regressou recentemente a Paredes para expor, na Casa da Cultura, 30 obras de pintura e escultura que compõem parte do seu trabalho realizado entre 1996 e 2017.

A mostra “Histórias de um Paredense Emigrado” reúne trabalhos dos últimos 20 anos de Henrique Silva e está patente até ao dia 12 de agosto.

A viver em Gondar, Vila Nova de Cerveira, Henrique Silva confessa que regressa a Paredes “com muito gosto" para realizar esta mostra. "Convidaram-me para fazer esta exposição e eu aceitei de imediato”, revela o pintor.

Para o presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, "a mudança de paradigma em Paredes passa naturalmente pela cultura e pela aposta de acolher exposições, na Casa da Cultura e noutros locais, de pintores e artistas plásticos prestigiados a nível nacional e internacional, como é o caso do paredense Henrique Silva".

Henrique Silva foi cofundador e diretor da Bienal de Cerveira de 1995 a 2008. Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris de 1961 a 1963 e frequentou a École Superieur de Beux-Arts de Paris. Licenciou-se pela Universitée de Paris VIII, em 1977 em Artes Plásticas para o Ensino.

Da sua história de vida recorda o convívio com grandes nomes da pintura francesa e o trabalho com Maria Helena Vieira da Silva e Árpád Szenes.
Foi ainda diretor executivo da Árvore - Cooperativa de Actividades Artísticas, de 1978 a 1995, presidente da Projecto, Núcleo de Desenvolvimento Cultural e diretor do Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira. É diretor do Curso Superior de Artes e Multimédia da Escola Superior Gallaecia, desde 2009 e também presidente do Conselho Científico da Escola Superior Gallaecia.

Já realizou mais de 50 exposições individuais e 200 exposições coletivas em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Estados Unidos, entre outros países.

Conteúdo atualizado em19 de julho de 2018às 13:11
Voltar ao topo da página