Passar para o Conteúdo Principal

município

Câmara Municipal de Paredes (voltar ao início)

videopromocional

siga-nos Página do Facebook (abre numa nova janela) Página do Instagram (abre numa nova janela) Página do RSS feed (abre numa nova janela)

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Paredes assinala Semana do Ambiente com mais de cento e cinquenta atividades

13 Maio 2022

O Município de Paredes, em colaboração com as Eco-Escolas, Eco-Freguesias e diversos parceiros, promove um conjunto de 170 atividades na 4ª edição da Semana do Ambiente, entre os dias 16 e 22 de maio. A iniciativa visa alertar a comunidade escolar e a população em geral para as questões ambientais e para as alterações climáticas.

Focadas na educação ambiental para a sustentabilidade, as diversas ações vão abordar temas como a energia, os resíduos, as plantas, os projetos Eco-Escolas e Eco-Freguesias, água e polinizadores, cultura ambiental e biodiversidade.

O programa tem início na segunda-feira, dia 16, com iniciativas dedicadas à energia no âmbito do Dia Internacional da Luz. A observação de espécies ao microscópio ou lupa binocular, a exploração da biodiversidade noturna e as energias renováveis são malgumas das atividades previstas.

Os resíduos são o principal tema de terça-feira, dia 17. Serão desenvolvidas iniciativas como a entrega de bandeiras e certificados do projeto “Escolas Terra a Terra” desenvolvido pela Ambisousa, a recolha de lixo nos espaços circundantes da escola EB 1 da Sobreira, a limpeza da Ecovia de Cristelo e espaços exteriores da escola pela “Patrulha Ecológica”, dramatizações ligadas ao tema dos resíduos, entre outras ações.

O terceiro dia da Semana do Ambiente, dia 18, é dedicado às plantas. Estão previstas acções nos eco-trilhos, desde eco-caminhadas nos parques urbanos, identificação de espécies, uso de aplicações para identificação e registo de espécies, workshops com plantas, exposições e uma caminhada fotográfica.

A programação vai dedicar o dia 19 às Eco-Escolas e às Eco-Freguesias. As escolas e freguesias que integram o projeto vão apresentar os seus contributos ambientais, através de exposições de trabalhos, vídeos e palestras.

Água e polinizadores é o tema de sexta-feira, dia 20, uma vez que é assinalado o Dia Europeu do Mar e o Dia Mundial da Abelha. As datas vão ser assinaladas com ações como uma palestra sobre “As abelhas e o seu importante papel no ecossistema”, o “Cantinho informativo” sobre a importância das abelhas, o início do projeto “O
Mar Começa Aqui”, limpeza(s) #AMARoMAR, elaboração e distribuição de panfletos sobre os oceanos.

No sábado, dia 21, o dia é dedicado à Cultura Ambiental. As escolas são desafiadas a exporem nas redes sociais mensagens ambientais. Jogos Tradicionais e Populares em torno da madeira, “O Aroma das Flores” e Eco-arte: Utilização de elementos naturais para elaborar peças decorativas artísticas são algumas das ações programadas para este dia.

A Semana do Ambiente termina no domingo, dia 22, data em que se assinala o Dia Internacional da Biodiversidade. A programação prevê a partilha da exposição online sobre “Flores Silvestres”, pelo professor e fotógrafo de natureza José Fajardo, os Trilhos de Biodiversidade, em Lordelo, e uma palestra sobre a “Época Primaveril: modificações da natureza nesta estação do ano.

Consulte a programação aqui: Planificação Semana do Ambiente 4º Edição 2022

 

80d09642-cc9f-40b6-bdd9-29daf9c3e8dc

 

Conteúdo atualizado em13 de maio de 2022às 17:04
Voltar ao topo da página