Passar para o Conteúdo Principal

município

Voltar à página inicial

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Projeto “Serras do Porto Natura 2030” investe cerca de 1,7 milhões de euros na conservação da natureza e valorização da biodiversidade

28 Maio 2026

O Presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, Alexandre Almeida, presidiu à sessão de Apresentação Pública do Projeto “Serras do Porto Natura 2030” esta quinta-feira, 28 de maio, no Parque Natural da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, em Paredes, na presença dos autarcas de Gondomar, Luís Filipe Araújo, e de Valongo, Paulo Esteves Ferreira.

O Projeto “Serras do Porto Natura 2030” representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros, financiado pelo FEDER, através do programa NORTE 2030, contando igualmente com o parecer da CCDR NORTE, do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, vai permitir a reabilitação de 8,4 quilómetros de linhas de água dos três municípios associados, Gondomar, Paredes e Valongo, no âmbito das ações de conservação da natureza, restauro ecológico e adaptação às alterações climáticas no território.

Na sessão, realizada no Parque da Senhora do Alto, o autarca de Paredes, Alexandre Almeida, destacou que "aos poucos, queremos passar de uma monocultura, composta principalmente pelo eucalipto, para uma floresta com mais medronheiros, castanheiros, carvalhos, etc.", referindo, ainda, que "continuamos a contar com todos os nossos parceiros, sejam escolas, sejam juntas de freguesia, sejam proprietários, neste trabalho, e depositamos muita expectativa neste Parque como ponto de intervenção futura para que as empresas possam adquirir créditos de carbono e assim ajudem a exponenciar o trabalho que temos vindo a fazer".

Das várias intervenções previstas, o projeto procura dar resposta às principais ameaças identificadas no território, como a presença de espécies exóticas e invasoras, a degradação de linhas de água, a pressão humana e a perda progressiva de habitats sensíveis. Está ainda prevista a instalação de estações meteorológicas, sensores de fauna, câmaras de monitorização e um drone, que permitirão recolher dados rigorosos e acompanhar, em permanência, a evolução das áreas intervencionadas. No domínio social e educativo, o projeto prevê ações de sensibilização para diversos públicos, a edição de um livro infantojuvenil, a criação de uma peça de teatro e ações de voluntariado.

Conteúdo atualizado em28 de maio de 2026às 18:30
Top