Paredes assinalou Dia da Árvore

Paredes Assinalou Dia da Árvore
21 Março 2017

A Câmara Municipal de Paredes assinalou o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta, esta terça-feira, 21 de março, através da plantação de Carvalhos no Parque de Lazer de Vilela, por alunos do Centro Escolar de Vilela. Proteger a árvore é proteger a vida, planta uma árvore, semeia a vida no planeta ou as árvores são nossas amigas foram algumas das frases usadas nesta campanha de sensibilização ecológica junto dos mais novos.

“Com esta iniciativa, pretendemos acima de tundo que se criem hábitos ecológicos entre a população desde a mais tenra idade. O desenvolvimento sustentado passa pela utilização dos recursos de hoje pensando no amanhã, pelo que é necessário sensibilizar e ensinar as crianças desde cedo para a sustentabilidade, que é um conceito para longo prazo”, salienta Pedro Mendes, Vice-Presidente e Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Paredes.

O Pelouro do Ambiente promove anualmente, ao dos longo dos anos letivos, sessões didáticas que alertam para a importância da reciclagem, visando proporcionar a toda a comunidade escolar a possibilidade de descobrir a biodiversidade e as espécies autóctones do concelho de Paredes, sensibilizando ao mesmo tempo para a necessidade de se adotarem hábitos de vida ecológicos.

Sobre o Dia Mundial da Árvore
O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março, assinalado com ações de arborização e reflorestação um pouco por todo o mundo. Tem por objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico quer ao nível da própria qualidade de vida da população.
Para se ter uma noção, estima-se que mil árvores adultas absorvam cerca de seis toneladas de dióxido de carbono, transformando-o em oxigénio através da fotossíntese. Presentemente, 30% da superfície terrestre está coberta por florestas, que funcionam como verdadeiros pulmões do mundo, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas mas também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta (Arbour Day) foi pela primeira vez assinalado a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebrasca. O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores naquele estado dos EUA. Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore celebrou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta, a 21 de março de 1972.