CÂMARA DE PAREDES ASSINOU CONTRATOS DE COOPERAÇÃO COM IPSS’S PARA APOIO FINANCEIRO EM CERCA DE 260 MIL EUROS

25 Fevereiro 2021

O Município de Paredes assinou hoje, 25 de fevereiro, cinco contratos de cooperação para atribuição de apoio financeiro a Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS’s do concelho num valor estimado em cerca 260 mil euros, no âmbito da comparticipação nacional das candidaturas para Equipamentos Sociais do Norte 2020.

O Presidente da Câmara, Alexandre Almeida, e os representantes das instituições assinaram os contratos na presença do Vice-Presidente, Francisco Leal, da Vereadora Beatriz Meireles e dos Vereadores Paulo Silva e Elias Barros.

O autarca deixou uma mensagem de incentivo às instituições que trabalham na defesa e apoio aos idosos e às crianças e que num tempo de pandemia têm uma missão incansável, mas mais difícil no acompanhamento que prestam à comunidade. “Com estes contratos, investimos na melhoria substancial da rede de equipamentos sociais de Paredes para apoiar a nossa população sénior e os mais novos também”, sublinhou o presidente Alexandre Almeida.

Esta parceria assumida pela autarquia com a Associação de Apoio à Terceira Idade de São Miguel de Beire prevê a remodelação e ampliação da antiga escola primária de Beire para a transformar em Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e Centro de Dia com SAD, a desenvolver numa primeira fase.

Também a Associação Obras Sociais S. Vicente de Paulo – Centro Sócio Educativo de Parteira está a realização de obras de remodelação e adaptação arquitetónica das instalações da antiga escola de Vila, para funcionamento de um Centro de Intervenção Comunitária.

A ADIL - Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo vai receber a comparticipação financeira para a realização de Obras de remodelação e alargamento da capacidade da resposta social de ERPI.

A Câmara atribuiu também apoio financeiro para a realização de obras de alargamento e de novos equipamentos da cozinha e refeitório da ADR - Associação Desenvolvimento de Rebordosa.

O Centro Social e Paroquial de Recarei receberá obras de ampliação de áreas do Lar de Recarei. Por questões de agenda desta instituição não foi possível assinaram hoje o contrato.