Município de Paredes e ASEP promovem projeto piloto que aproxima alunos às empresas do Concelho

03 Março 2022

Esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, acompanhado do Vice-Presidente, Elias Barros, e do Vereador, Paulo Silva, e do Presidente da ASEP, Silvestre Carneiro, acompanhou a visita dos alunos da Escola Secundária de Lordelo à empresa Inovocorte do sector metalomecânica, no âmbito do Projeto Piloto “A Vida à Porta”, promovido pelo Município em pareceria com Associação de Empresas de Paredes.

Este Projeto tem como objetivo aproximar os alunos das empresas e sensibilizá-los para as suas futuras escolhas profissionais, alertando para a falta de mão de obra no Concelho e para a necessidade de as indústrias terem profissionais qualificados, em diferentes áreas.

Alexandre Almeida, referiu que esta é “uma oportunidade de levar os jovens às empresas, por forma a que aqueles que não tenham objetivo de prosseguirem os estudos possam ver nestas visitas excelentes oportunidades de emprego”. O autarca acrescentou que é “necessário desmistificar” a desmotivação que por vezes é criada nos estudantes “hoje em dia, estamos a falar de empresas altamente qualificadas, tecnologicamente muito avançadas, quer seja no mobiliário ou na metalomecânica, com ambientes de trabalho muito bons, vão lidar com tecnologias de ponta, vão ter até oportunidade de emprego com salários acima da média”.

Na visita participaram cerca de 60 alunos da Escola Secundária de Lordelo dos Cursos Técnico Profissionais do 10º, 11º e 12º ano. Com estas visitas os jovens estudantes passam a conhecer mais de perto o tecido empresarial e a realidade das atuais condições laborais das fábricas, bem como as propostas que as várias empresas do Concelho têm para oferecer.

A sessão foi acompanhada, também, pelo CEO da empresa, José Machado, que deu as boas-vindas ao executivo e aos alunos, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Vilela, Albino Pereira, da Diretor do Agrupamento das Escolas de Lordelo, Beatriz Castro, e da Tesoureira da ASEP, Ana Barbosa.