Apontamentos da Nossa História | 'A imprensa nacional reveladora da identidade local'

Apontamentos da Nossa História | "A imprensa nacional reveladora da identidade local"
16 Março 2023

Na primeira metade do século XX, as estradas do concelho de Paredes, hoje conhecido como a Rota dos Móveis, foram percorridas por mulheres que, muitas vezes descalças, por caminhos e montes, com a ajuda da silha ou estribeira (pano com corda), andavam quilómetros para entregar encomendas transportadas às costas: cadeiras, bancos, cómodas, guarda-fatos…

Consta que nas viagens, carregadas de grande dureza, com partida de Lordelo, Rebordosa, Sobrosa, Duas Igrejas, Vilela, entre outras, faziam chegar o mobiliário produzido nas pequenas oficinas aos grandes centros, como Porto, Póvoa de Varzim, Lamego, entre outras localidades.

As denominadas “carreteiras” ou “cadeireiras” estão espelhadas na imagem que ilustra este texto e que serviu de mote ao grande Germano Silva, numa reportagem que publicou na edição do Jornal de Notícias de 23 de outubro passado, a propósito do Largo de S. Domingos, no Porto, e que faz parte do seu vasto espólio.

O jornalista, que partilhou a imagem com o pelouro da Cultura do Município de Paredes e a quem aproveitamos para agradecer e enaltecer o trabalho que desenvolve em prol da Cultura e do Património, suspeita que a mesma, tendo em conta a sua envolvência, deve refletir as décadas de 20/30 do século XIX.

Neste sentido, tal como as carreteiras fizeram o transporte do que melhor se produz em Paredes, o mobiliário, a imprensa nacional vem, deste modo, refletir o melhor da cultura, da identidade e das raízes locais.

A imprensa nacional (não descurando a relevância da local, que é a que procura estar ainda mais próxima da população) e a ilustração desta reportagem, em particular, desconhecida até ao momento, revela-se, assim, como um grande contributo para confirmar o papel das carreteiras, um tema que nos é familiar e muito querido.

Recorde-se que além de integrar uma região paisagística deslumbrante, este território remonta à origem da nacionalidade portuguesa e possui várias tradições artesanais, dentro das quais se destaca a arte de trabalhar a madeira, reproduzida no Festival de Artes e Madeira que teve lugar em 2022.

Março de 2023

Antónia Silva

Teresa Carvalho

Bibliografia:

Jornal de Notícias, Reportagem “À Descoberta do Porto - S. Domingos”, 23 de outubro de 2022.

Legenda da Fotografia:

As cadeireiras à passagem pel’ “O Largo de S. Domingos à entrada da Rua de Belomonte” (“Espólio Germano Silva”)