Abertas as inscrições para o Prémio de Artes Plásticas “Henrique Silva” promovido pelo Município de Paredes

18 Maio 2023

As obras a concurso deverão ser submetidas até ao final do mês de maio, na Casa da Cultura de Paredes.

O Município de Paredes lançou o Prémio de Artes Plásticas “Henrique Silva” com o propósito de incentivar ao aparecimento de novas obras e artistas no domínio das artes plásticas.

Este prémio destina-se a distinguir obras inéditas e consistirá na atribuição, aos premiados, dos seguintes valores pecuniários: primeiro prémio no valor de 1000 euros, o segundo prémio no valor de 500 euros e o terceiro prémio no valor de 250 euros. O júri pode ainda atribuir dois diplomas de menção honrosa. Aos concorrentes, selecionados a concurso, será atribuído um diploma de participação.

Serão admitidas a concurso quaisquer obras no domínio das artes plásticas.

O júri, quer da fase da seleção, quer da fase final, será constituído por um representante da Câmara Municipal de Paredes, sem direito a voto, que presidirá e três elementos de reconhecido mérito na área das Artes Plásticas.

Os trabalho a concurso, na fase de seleção, devem ser enviados para o email cultura@cm-paredes.pt, até ao dia 31 de maio 2023

Consulte o regulamento.

Mais informações:

Casa da Cultura de Paredes

255 780 446 (chamada para rede fixa nacional) / cultura@cm-paredes.pt

BIOGRAFIA DE HENRIQUE SILVA:

Henrique Silva, nascido em 1933 na Cidade de Paredes, Portugal – artista plástico, foi Diretor Executivo da Árvore, Coop. Atividade Artísticas de 1978 a 1995, Presidente da Projeto, Núcleo de Desenvolvimento Cultural, Cofundador e Diretor da Bienal de Cerveira desde 2003. É Diretor do Curso Superior de Artes e Multimédia da Escola Superior Gallaecia, desde 2009. É Presidente do Conselho Científico da Escola Superior Gallaecia.

Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris de 1961 a 1963, frequentando a École Superieur de Beux-Arts de Paris. Licenciou-se pela Universitée de Paris VIII, em 1977 em Artes Plásticas para o Ensino, tendo-se doutorado em Média- Arte Digital na Universidade Aberta e Universidade do Algarve em 2015.

Diretor Geral e Pedagógico da Escola Profissional de Economia Social em 1989/91 e 1998/2000, participou em seminários e reuniões internacionais em Varsóvia – 1983, Bruxelas – 1986, Creta – 1987, entre outras, sobre políticas de desenvolvimento territorial e cultural.

Expôs em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Estado Unidos, etc. desde 1958, com mais de 50 exposições individuais e 200 exposições coletivas.