![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Serviços
- Ação Social
- Balcão da Inclusão
- Combate ao isolamento e integração social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Habitação Social
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Radar Social
- Rede Social
- Ambiente
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Juventude
- Planeamento e Urbanismo
- Saúde
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- Ação Social
- Notícias
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Serviços
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- “Homens Néscios”: Violência doméstica é o tema da peça de teatro que vai passar por Paredes, Lordelo e Rebordosa
“Homens Néscios”: Violência doméstica é o tema da peça de teatro que vai passar por Paredes, Lordelo e Rebordosa
“Homens Néscios” é o nome da nova peça de teatro da companhia de teatro Astro Fingido, numa co-produção com a Companhia de Dança Contracuerpo, no México, que vai ser apresentada em Paredes, no dia 7 de setembro, em Lordelo, no dia 8, e em Rebordosa, no dia 9.
O projeto cultural foca-se na violência doméstica, nomeadamente, de género, e resulta da recolha de testemunhos de homens condenados judicialmente e que frequentam, em Portugal, programas de prevenção da reincidência - nomeadamente no Gabinete de Apoio a Agressores de Vila Praia de Âncora; no projecto PICA da Associação A4 em Arouca; no projecto PIAC da Junta de Freguesia de Aver o Mar; e no Espaço Arruda em Santa Maria da Feira -, bem como do estudo de casos mediáticos difundidos pela comunicação social.
Depois da estreia, no México, a Casa da Cultura de Paredes vai ser o palco da primeira apresentação da peça de teatro em Portugal, no dia 7, às 21h00, na Casa da Cultura de Paredes. Após o espetáculo, haverá um momento de conversa com o público, com moderação de Cláudia Marisa Oliveira (socióloga e docente da ESMAE/IPP) e com a presença de Ângela Marques (em representação da Astro Fingido), Jorge Dominguez Cerda (em representação da Contracuerpo) e Filipa Cardoso (em representação da Associação A4 - Acolher, Aceitar, Agir, Adapta de Arouca).
As próximas sessões acontecem nos dias 8 e 9 de setembro pelas 21h30, no Auditório da Fundação A LORD (Lordelo) e no Auditório de A CELER (Rebordosa) respetivamente.
A dramaturgia é de Ângela Marques e Fernando Moreira, a encenação de Fernando Moreira, o movimento cénico de Jorge Dominguez Cerda (Contracuerpo), desenho de luz e espaço cénico de Patricia Gutierrez Arriaga, sendo o desenho de som e a música original de Alberto Lopes.
Os atores portugueses Emílio Gomes e Valdemar Santos compõem o elenco, que inclui também as bailarinas mexicanas Kena Carbajal e Giselle Martínez, contando ainda com a participação especial de Andrea Gabilondo, coreógrafa mexicana radicada em Portugal.
O espectáculo HOMENS NÉSCIOS é financiado pelo Programa Iberescena, pelo Programa México en Escena-Grupos Artísticos do Sistema de Apoyo a la Creación y Proyectos Culturales e pela CLDS Paredes Integra (Câmara Municipal de Paredes).
![]()
