Semana Europeia do Desporto em Paredes motiva mais de mil participantes em dezenas de atividades

Semana Europeia do Desporto em Paredes motiva mais de mil participantes  em dezenas de atividades
20 Setembro 2023

O Município de Paredes associa-se à Semana Europeia do Desporto (SED), entre 23 e 30 de setembro, com a dinamização de dezenas de atividades, onde irá juntar mais de mil participantes. A iniciativa dedicada ao desporto é desenvolvida pela Comissão Europeia, com o objetivo de promover a prática de exercício físico.

"Paredes Vive o Desporto" em todas as dimensões e com o objetivo de motivar e envolver os cidadãos na adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, potenciando o desporto para todos e as diversas modalidades bem como a atividade física inclusiva.

O "Sunset de Cycling" que se realiza no Parque da Cidade de Paredes, junto à Piscina Verde, no dia 23 de setembro, às 18h00, dá início às atividades em Paredes. O evento de cycling envolve a participação dos ginásios do concelho.

No domingo, dia 24, pelas 9h30, a iniciativa “Pedala, Corre e Caminha em Família” interliga um passeio de bicicleta de 15km de nível fácil com abastecimentos e uma caminhada de 7km. Os percursos têm início no Parque da Cidade de Paredes e percorrerá as principais ruas do centro da cidade.

O primeiro dia da semana, 25 de setembro, é dedicado ao desporto no trabalho. Neste sentido, os trabalhadores da Câmara Municipal de Paredes têm a oportunidade de realizar uma aula de pilates, pelas 17h30, no Parque José Guilherme.

Durante a manhã de terça-feira, dia 26, o Pavilhão Multiusos de Paredes recebe uma mostra de desporto inclusivo, através de ações realizadas com Associações concelhias e interconcelhias. Esta componente lúdica permite, através do desporto, a melhoria da aptidão física, a qualidade de vida e a autoestima dos praticantes, a par do favorecimento da comunicação e do convívio social.

O programa “Mais Vida Ativa”, desenvolvido pela autarquia, vai contar com uma nova modalidade, o Walking Football. Esta vertente será apresentada na quarta-feira, dia 27, pelas 14h30, no Multiusos de Paredes, e trata-se de um projeto desportivo e social desenvolvido pela Rede das Universidade Seniores (RUTIS), com o apoio do IPDJ, e que tem como objetivo a promoção, a inclusão social e a saudável competição entre os seniores. Além destes fatores, a prática desta modalidade traz vários benefícios aos seniores como a ajuda na redução da hipertensão e do colesterol, melhora a saúde mental e os níveis de interação social.

Recorde-se que o Programa Mais Vida Ativa dinamiza duas aulas de atividade física nas diversas freguesias do concelho, para população sénior, com mais de 50 anos e nas instituições de solidariedade social que acolhem este tipo de população.

Na quarta-feira, a comunidade é convidada a participar no programa "Treina Connosco", a partir das 19h00, há corrida ou caminhada de 10 km com início e fim no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo.

O dia de quinta-feira está reservado à formação com o "IV Fórum Nacional Desporto para Todos" este ano sobre o “Desporto, (con)texto social para a inclusão”. Esta ação, acreditada pelo IPDJ, acontece durante todo o dia, no Pavilhão Multiusos de Paredes. A sessão contará com dois debates sobre a “Internacionalização e alta competição no Desporto Adaptado” e sobre o “Desporto no Feminino”.

Na sexta-feira, dia 29, o tema associado ao evento é “Alegria no Desporto”, e consiste em durante pelo menos 120 minutos correr, saltar, dançar, praticar qualquer tipo de atividade física ou desportiva, numa dinamização dos Agrupamentos de Escolas do Concelho.

A Semana Europeia do Desporto encerra com o “Paredes Fitness”. Esta atividade vai reunir centenas de participantes, que ao longo do dia poderão passar pelo Pavilhão Multiusos de Paredes e participar nas diversas aulas de fitness, nomeadamente, de Hiit, Pilates, Yourfit Jump, Yoga, Yorfit Body e Zumba.

Mais informações site e redes sociais do Município de Paredes.

cartaz programação