Município de Paredes dedica uma semana a promover sustentabilidade ambiental

17 Fevereiro 2024

Escolas e comunidade em geral vão participar num conjunto de atividades que fazem parte do programa da “Semana da Sustentabilidade”, uma iniciativa promovida pelo Município de Paredes, que se realiza entre os dias 19 e 23 de fevereiro.

“A Semana da Sustentabilidade” visa envolver a comunidade escolar e a população em geral sobre as questões de sensibilização relacionadas com o equilíbrio e a preservação ambiental do Planeta.

“Esta semana será um marco importante para pôr em prática os objetivos traçados no Pacto de Autarcas e no Plano de Ação Climática de Paredes. Pretendemos essencialmente sensibilizar os jovens e a comunidade em geral para a sustentabilidade. Vamos realizar diversas ações no âmbito das boas-práticas ambientais e das metas da neutralidade carbónica”, refere Francisco Leal, Vereador do Ambiente do Município de Paredes.

Com um programa abrangente, “o nosso propósito é informar os jovens, consciencializar e incentivá-los a contribuir para um futuro ambiental mais sustentável”, salienta o Vereador.

Na primeira edição da “Semana da Sustentabilidade” que a Câmara Municipal de Paredes dinamiza, de 19 a 23 de fevereiro, serão promovidas diversas atividades com o propósito de sensibilizar e alertar para a necessidade de “caminharmos no sentido da sustentabilidade do Planeta”.

A semana inicia com uma limpeza de areal e zona dunar da praia da Aguda, tarefa a desenvolver por alunos de Eco-escolas de Paredes que terão, ainda, a oportunidade de visitar a Estação Litoral da Aguda com o objetivo de contribuir para aumentar a sensibilidade de proteção dos habitats marinhos. Os resíduos recolhidos nesta ação de limpeza da praia serão utilizados como matéria-prima para o workshop “Arte e Criatividade Circular" que irá decorrer no dia 20 de fevereiro, no Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário (CFPIMM), em Lordelo, com a artista plástica Isaline Ophoff.

A tarde do dia 21 será preenchida com a plantação de espécies autóctones, em Baltar, na zona envolvente ao Kartódromo e troço da passagem do Rally de Portugal, em Baltar/Paredes. Esta ação de reflorestação insere-se no plano da política ambiental do Rally de Portugal que prevê um programa de compensação de emissões de gases com efeito de estufa, promovendo ações de plantação de espécies autóctones nas zonas envolventes ao evento.

Com esta iniciativa, a Câmara de Paredes e o Automóvel Clube de Portugal (ACP) pretendem alertar para a sustentabilidade ambiental no Rally de Portugal, especialmente, no Shakedown e na classificativa de Paredes. Em linha com a defesa das melhores práticas ambientais Alexandre Almeida, Presidente do Município de Paredes, e Carlos Barbosa, Presidente do ACP, acompanhados dos alunos da Escola Básica de Baltar, candidata a Eco-Escola, estarão presentes, na plantação de árvores autóctones.

Na quinta-feira, dia 22, um grupo de alunos irá visitar o Laboratório da Paisagem, em Guimarães, no âmbito das boas-práticas de sustentabilidade para trazerem ensinamentos para aplicar nos seus projetos nas escolas. Também neste dia será realizada uma atividade pedagógica na Casa da Ciência de Braga, para os alunos aprenderem a construir e fazer manutenção num charco pedagógico.

A semana dedicada à sustentabilidade termina com a conferência: “Visão para um Futuro Sustentável”. O debate é aberto às escolas e ao público em geral, realiza-se no auditório do CTIMM - Centro Tecnológico das Indústrias de Madeira e Mobiliário, contando com a presença dos oradores Pimenta Machado, Vice-presidente da APA (Agência Portuguesa do Ambiente), Mariana Gomes, ativista que fundou a Último Recurso, uma associação que defende ativistas climáticos e Leonor Costa, Coordenadora da Understanding Europ – em matérias de Justiça Climática.

Recorde-se que Mariana Gomes é conselheira do Presidente da República em matéria de alterações climáticas e marcou presença na COP28 no Dubai, sendo uma das jovens embaixadoras do Pacto Europeu pelo Clima.

A Câmara de Paredes, organizadora da “Semana da Sustentabilidade”, conta ainda com a colaboração do Centro Europe Direct da Área Metropolitana do Porto e do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), inserido na Plataforma Solidária de Partilha e Valorização de Recursos.

cartaz