Município de Paredes reforça programa de apoio aos cuidadores informais

11 Março 2024

Paredes cuida de 142 cuidadores informais. O Projeto CUI(DAR) recebeu o Selo de Mérito da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

A Câmara Municipal de Paredes tem implementado o Programa de Apoio a Famílias e Pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade, inserido no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Uma das vertentes deste Programa passa pelo apoio aos Cuidadores de modo a desenvolver maiores competências e facilitar o ato de cuidar. O principal objetivo do Município é ajudar os familiares e Cuidadores a delinear estratégias para gerir as adversidades, adquirir e assimilar novas formas para lidar com a realidade, traduzindo-se numa melhor qualidade de vida. A autarquia tem ainda disponibilizado informação dos serviços/respostas sociais existentes aos cuidadores por via do Balcão da Inclusão do Município.

Uma das ações que foi colocada em prática através do Programa implementado pela Câmara Municipal é a promoção do descanso do cuidador, através da Prestação de Serviços à Pessoas Cuidada, em parceria com a CESPU Home Care, cujo objetivo é reduzir os níveis de stress e a sobrecarga dos cuidadores e de promoção da saúde mental. Atualmente, na sequência da realização de oito visitas domiciliárias e da realização de 21 contactos a Cuidadores Informais sinalizados, seis estão já a beneficiar desta medida.

Dados mais recentes indicam que no concelho de Paredes estão registados 164 cuidadores informais, mas apenas 142 estão devidamente credenciados e habilitados a serem cuidadores uma vez que possuem o ECI (Estatuto de Cuidador Informal).

O programa do Município de Paredes destinado aos cuidadores informais, "foi pensado e desenvolvido com base nas experiências adquiridas, e reforça os apoios disponibilizados aos cuidadores, nomeadamente para a promoção do descanso do cuidador que presta serviços à pessoa cuidada, com o objetivo de contribuir para diminuir a sobrecarga que muitos sentem com potencial impacto negativo na sua saúde, na qualidade de vida e bem-estar", refere o presidente da autarquia, Alexandre Almeida.

"O trabalho dos nossos técnicos pretende essencialmente "cuidar de quem cuida" para que todos os cuidadores tenham mais capacidades ao nível da saúde mental para prestarem cuidados aos seus familiares", sublinha o Presidente do Município de Paredes.

Para além das medidas implementadas pelo Município, a autarquia é, ainda, parceira do Projeto Cuidador Informal Paredes – UCC Paredes (Rebordosa). Trata-se de uma resposta integrada e concertada entre elementos da Saúde (ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul e UCC Paredes Rebordosa), da Segurança Social e demais Parceiros, designadamente Juntas de Freguesia e/ou outros agentes do território.

Este projeto contempla várias fases de intervenção e alguns objetivos, tais como a promoção do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos cuidadores, tendo em vista a melhoria do seu bem-estar físico, psíquico e emocional, promoção da literacia em saúde do cuidador informal e atuação em conformidade com o estabelecido em legislação própria para o efeito e de acordo com o modelo de articulação entre os Serviços da Segurança Social e da Saúde.

Com o Projeto Cuidador Informal Paredes a equipa multidisciplinar, composta por duas assistentes sociais e quatro enfermeiras, realizam visitas domiciliárias, contactos telefónicos mensais, como forma de proporcionar um acompanhamento contínuo do Cuidador Informal, dinamizam sessões mensais de grupo, assinalam a comemoração do Dia do Cuidador, promovem sessões de informação junto das IPSS e outras Entidades locais, estimulam e valorizam o papel do Cuidador na sociedade. Desenvolvem, ainda, sessões de alongamento, relaxamento, massagem terapêutica, yoga e alimentação saudável, técnicas de transferência e prevenção de úlceras de pressão, sessões para o Cuidado Humanizado e bem-estar do Cuidador, prevenção de crimes de burla e de violência, suporte Básico de Vida e questões do luto.

Tanto o Programa do Município como este Projeto em que é parceiro, tem resultado numa boa adesão por parte dos Cuidadores que reconhecem a importância das respostas de proximidade promovidas e das iniciativas realizadas, com impacto nos níveis de literacia em saúde e qualidade de vida e bem-estar dos intervenientes.

Recorde-se que recentemente a autarquia de Paredes foi distinguida com o selo de mérito, pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

A distinção surge na sequência da candidatura CUI(DAR) conjunta efetuada pelo Município de Paredes à Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), e reflete o trabalho desenvolvido pela autarquia em parceria com o ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul e o Instituto da Segurança Social junto dos cuidadores informais.

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais é uma entidade que reconhece as autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e de cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito, tendo este ano destacado 59 autarquias que se evidenciaram nestes aspetos.