Recrutamento de técnicos informáticos para apoio às eleições europeias 2024

12 Abril 2024

As próximas eleições para o Parlamento Europeu estão agendas, em Portugal, para o dia 9 de junho. Pela primeira vez, em todas as assembleias e secções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Paredes informa que está a decorrer um processo de recrutamento de 95 Técnicos de Apoio Informático para estarem presentes, no dia 9 de junho, nas mesas de voto em cada uma das assembleias e secções de voto, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, para dar apoio na utilização dos equipamentos informáticos, em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.

Os Técnicos de Apoio Informático terão de frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), em instalações do IEFP ou disponibilizadas pela Câmara Municipal. O processo será testado no dia 1 de junho nas assembleias de voto da seguinte forma:

• no período da manhã o Técnico de Apoio Informático ministra formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados;
  • no período da tarde o Técnico de Apoio Informático realiza os testes com os membros de mesa.

A estas vagas devem concorrer, preferencialmente, cidadãos residentes no concelho, maiores de 18 anos, com o 12.º ano de escolaridade ou ensino superior, nas áreas de formação tecnológica em informática ou em sistemas de informação e de comunicações.

Caso se verifique que no Município não existam cidadãos com as características acima descritas, os Técnicos de Apoio Informático podem ser cidadãos maiores de 18 anos, com habilitação académica mínima de 12.º ano completo e ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador, preferencialmente com formação nas áreas tecnológicas.

O Técnico de Apoio Informático receberá uma compensação no valor total de 177,45€, verba resultante do dia de formação, o dia de teste e o dia de eleição.

Candidaturas apresentadas na plataforma eletrónica disponibilizada pelo IEFP.

Mais informações através do e-mail: veronica.castro@cm-paredes.pt