-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Radar Social
- Rede Social
- Projetos Executados
- Habitação Social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Combate ao isolamento e integração social
- Orpheu Paredes Social - "Oficina das Artes" 2025
- Paredes Integra CLDS 5G
- Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD)
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Ação Social
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Contactos
- Canal de denúncias
- Livro de Reclamações Eletrónico
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Paredes apresentou-se oficialmente para receber o selo de Cidade Europeia do Desporto 2026
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
Paredes apresentou-se oficialmente para receber o selo de Cidade Europeia do Desporto 2026
O Presidente do Município de Paredes, Alexandre Almeida, recebeu esta segunda-feira, 14 de outubro, na Câmara Municipal, a comitiva, liderada pelo presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, dos membros do Comité de Avaliação da candidatura de Paredes a Cidade Europeia do Desporto em 2026.
Paredes é um "concelho que vive o desporto com todos e para todos". O Desporto assume um papel importante no desenvolvimento sustentável de Paredes.
O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, deu a conhecer o território ao Comité de Avaliação e explicou aos jornalistas, na conferência de imprensa, desta manhã, de apresentação da candidatura, que "é difícil dizer o porquê da candidatar a Cidade Europeia do Desporto, porque aquilo que Paredes já faz antes de se apresentar como cidade candidata, é promover a prática de desporto para a saúde. Isso foi sempre um dos nossos lemas. Nós, na autarquia, há muito tempo que temos programas dedicados aos seniores, em complemento, também, com Unidades Locais de Saúde, porque realmente o resultado tem sido muito bom. Todos aqueles seniores que praticam desporto melhoram a sua situação, quer ao nível do diabetes, colesterol, motricidade, peso, e com isso não tenho dúvidas que o envelhecimento desta pessoa será ativo e com qualidade de vida", refere o autarca.
Paredes é um concelho que sempre apostou muito no desporto, "temos infraestruturas desportivas para várias modalidades. Temos realmente uma grande versatilidade desportiva, desde futebol, andebol, hóquei em patins, voleibol, andebol de praia, futebol de praia", indica o autarca. Em Paredes 5% são desportistas federados, "porque somos um dos concelhos mais jovens do país e, depois, dispomos também de muitos equipamentos para praticar desporto. Temos vários pavilhões, campos de futebol, temos previsto no próximo ano a construção de uma pista de atletismo no Parque da Cidade", anunciou o Presidente do Município de Paredes, acrescentando que até final do mandato "queremos ter um parque em cada freguesia para que as pessoas possam caminhar, praticar exercício".
Para o autarca de Paredes, a apresentação desta candidatura é considerada já um gesto vencedor, "somos vencedores por termos todos este passado desportivo, já somos vencedores por querer fazer Paredes uma cidade que vive o desporto, o desporto para todos e, portanto, aguardamos com serenidade a decisão do júri. Já valeu a pena todo este caminho, se não for em 2026 será noutro ano, o importante é continuar com estes valores no desporto porque isso faz-nos sentir bem e esse é o caminho que definimos para Paredes".
O presidente da ACES Europe, Gian Francesco Lupattelli, destacou a importância do "Desporto para todos, envolvendo sobretudo os mais novos e os idosos, pela saúde", incentivando ainda a população a "sair para fazer desporto pela saúde". Gian Grancesco Lupattelli também que "os médicos receitam exercício físico. É importante que todos os habitantes de Paredes sejam “movimento” para fazerem parte dos 95% de atletas não federados do concelho".
Paredes começou a preparar a candidatura há cerca de dois anos. "Juntamos todos os parceiros, entidades, atletas, clubes, famílias paredenses para criar uma rede de proximidade e de estreita colaboração que nos permite acreditar que Paredes será Cidade Europeia do Desporto em 2026", refere o autarca.
No Município de Paredes, segundo os dados estatísticos que dispomos, o Movimento Associativo de Paredes é constituído por 69 clubes/associações, com representantes em todas as 18 freguesias.
A prática desportiva federada é desenvolvida em 14 freguesias, num universo de 3958 atletas que representam 5% da população de Paredes, sendo 1%, 846 atletas do sexo feminino.
Existem 19 modalidades federadas e 11 modalidades com prática regular não federada.
O desporto adaptado apresenta uma enorme vitalidade e dinâmica, com os seus Programas Municipais que envolvem 265 atletas em 13 modalidades.
Celebramos com a população sénior programas de atividade física desde o “Mais Vida Ativa”, “Walking Football”, “Boccia Sénior” e projeto “Diabetes em Movimento”. Nestes programas temos envolvidos mais de 850 seniores. Temos ainda a Escola de Natação que ensina a nadar dos 6 meses aos 75 anos.
No desporto adaptado já somos uma referência nacional no trabalho desenvolvido nas modalidades de Natação, Boccia DI, Golfe, Ténis de Mesa, Futsal, Atletismo, Orientação e Ciclismo que envolvem cerca de 300 atletas.
O Município desenvolve, ainda, em parceria com as escolas do concelho, o programa “Biciclar” voltado para o ensino da habilidade de pedalar/andar de bicicleta. Em conjunto, estes programas abrangem cerca de 2600 jovens e crianças.
Todo este trabalho é desenvolvido em cooperação estreita entre a Câmara, as Juntas de Freguesias, as instituições, os clubes, as associações, os atletas e toda a comunidade de Paredes.
Segundo o autarca Alexandre Almeida, "parte do orçamento municipal destina-se a investir na melhoria das infraestruturas desportivas, para a construção e qualificação das nossas instalações e equipamentos desportivos, promovendo e garantindo mais e melhores condições para a prática da atividade física, em todo o concelho".
O Pelouro do Desporto aposta em dinamizar as instalações desportivas municipais, nomeadamente, piscinas cobertas e da piscina verde ao ar livre, pavilhões, campos de ténis, campos de futebol, campo de golfe, polidesportivos, salas de desporto e ginásio municipal e os parques com circuito de manutenção.
A autarquia realiza e promove eventos do desporto informal e para os cidadãos, na maioria são atividades gratuitas.
As modalidades praticadas e o número de atletas têm aumentado significativamente, especialmente do género feminino. Neste sentido, o Município de Paredes tem vindo a aumentar os apoios e investimentos nos clubes e associações.
A atribuição do título de "Cidade Europeia do Desporto" é da responsabilidade da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES- Europa). As candidaturas das cidades de Paredes e de Albufeira contam com o apoio da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto (ACES-Portugal). O anúncio da cidade vencedora está previsto para novembro.