O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge promoveu, em Paredes, no CTIMM – Centro Tecnológico da Indústria da Madeira e Mobiliário, um encontro internacional que juntou cerca de 75 investigadores de 35 Países, incluindo todos os países da União Europeia, e representantes da Macedónia, Islândia, Israel, Turquia, Sérvia, Noruega e Montenegro.
Este evento de networking denominado “Ações COST” contou com o apoio do Município e realizou-se hoje, 28 de fevereiro, com o propósito de promover a integração e enriquecimento das diversas comunidades científicas, proporcionar a maximização do investimento em investigação e desenvolvimento.
A abertura dos trabalhos foi presidida pelo autarca Alexandre Almeida que agradeceu à organização ter escolhido Paredes para realizar este encontro internacional, “é uma honra a candidatura portuguesa ter sido aceite e distinguida em relação a muitas outras propostas”.
Neste encontro internacional foi debatido o tema da acessibilidade do ambiente construído para os idosos, integrando soluções de TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, design ergonómico, tendo em consideração as necessidades de saúde dos seniores mais dependentes.
Segundo os promotores da iniciativa, “nestes encontros científicos pretende-se analisar e discutir os avanços no desenvolvimento do conhecimento científico, constituindo uma oportunidade única para que investigadores de uma forma livre, aberta e em conjunto, desenvolvam as suas ideias e iniciativas”.
A escolha de Paredes prende-se com o desenvolvimento da indústria do mobiliário que alia ao design, investigação e desenvolvimento de novos produtos adaptados à condição dos seniores. A comunidade de investigadores presente em Paredes teve a oportunidade de visitar a empresa Famo.