Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

Volta a Portuagal - passagem por Paredes

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Parque da Senhora do Salto

2.4.4senhorasalto 1 1024 571
Descrição

É talvez um dos locais mais apreciados do concelho de Paredes. Este espaço paisagístico, de rara beleza, está encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa.

Neste local, encontra-se a denominada “Boca do Inferno”, de características geológicas particulares e imbuída num grande misticismo.
O lugar da Senhora do Salto proporciona momentos de tranquilidade, frescura e as suas escarpas permitem a prática de rappel, escaladas, BTT ou pedestrianismo.

Apesar da existência de um vale com declives acentuados é possível um alcance visual de longa distância se subirmos a vertente da serra de Santa Iria.
Esta zona integra a Rede Natura 2000, que confere protecção aos habitats e espécies da flora e fauna, sendo possível a observação do falcão peregrino, a andorinha das rochas, entre outros.

O lugar do Salto está envolto numa lenda, segunda a qual um cavaleiro se livrou da morte ao invocar a proteção da Senhora após um salto inadvertido no abismo. Em sinal de agradecimento pelo milagre, o cavaleiro terá mandado construir a pequena capela da Nossa Senhora do Salto.

Protegidas ao longo das margens do rio Sousa e dos seus afluentes, encontramos galerias de amieiro, freixo e salgueiro, a que se juntam o carvalho alvarinho, o pilriteiro, o sanguinho e o loureiro. Na sua sombra e nas imponentes escarpas esculpidas pelo rio Sousa, criam-se ambientes húmidos fantásticos que propiciam o desenvolvimento de plantas insetívoras, de uma variedade incrível de fetos bem como de um exuberante tapete de musgos.

Nos vales íngremes, resistem pequenos bosquetes de carvalhos, espécies outrora dominantes na paisagem, mas que acabaram por dar lugar a plantações de eucalipto e de pinheiro bravo. Ao percorrermos áreas mais elevadas, deparamos com uma formidável cobertura vegetal de urzes, giestas, tojos e carqueja.
Estes habitats suportam uma enorme diversidade de espécies animais, algumas das quais ocorrem somente na Península Ibérica (boga, bordalo, ruivaco, salamandra lusitânica, rã-de-focinho-pontiagudo, tritão-de-ventre-laranja, lagarto-de-água …).

A diversidade de habitats considerados prioritários para conservação e a elevada biodiversidade desta área levaram à sua classificação como Sítio de Importância Comunitária da rede de áreas protegidas da União Europeia (Natura 2000).

Informações

Morada:
Largo da Senhora do Salto
4585-003 Aguiar de Sousa

GPS: 41° 7' 41.891" N / 8° 26' 1.357" W

Serviços:

  • Parque de estacionamento
  • Parque de merendas
  • Percursos pedestres

Atividades:

  • Visita ao Centro de Interpretação da Sr.ª do Salto (marcação prévia)

Horário:

  • Acesso pedonal: sempre aberto


Para mais informações:
Loja Interativa de Turismo de Paredes
Email: turismo@cm-paredes.pt 
Telefone: 255 788 952

Top