Passar para o Conteúdo Principal

município

Câmara Municipal de Paredes (voltar ao início)

videopromocional

siga-nos Página do Facebook (abre numa nova janela) Página do Instagram (abre numa nova janela) Página do RSS feed (abre numa nova janela)

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Exposição 'Solo e Flores' de Miguel Neves Oliveira

10 a 28 Fev 2024
Eventos | Arquivo

Exposição "Solo e Flores" de Miguel Neves Oliveira com curadoria de José Rosinhas

Inauguração dia 10 fevereiro às 16h00

 

REBENTOS QUE BROTAM

Rebentos que brotam, árvores, flores, elementos secos, são ciclos da natureza aos quais o ser humano pertence e partilha da mesma condição de vida, quer através da sobrevivência animal quer através de estados espirituais.

Os REBENTOS QUE BROTAM são o renascimento constante do novo, a pujança.

As ÁRVORES, seres maduros, magníficos, mágicos que estabelecem relações íntimas com os seus companheiros de viagem, como os mamíferos, aves, insetos, anelídeos e por aí fora...

As FLORES protuberâncias sexuais, por vezes com cores exuberantes, outras com formas e tamanhos exagerados fazem as pontes necessárias para a continuidade da matéria na linha do tempo e do espaço.

Os ELEMENTOS SECOS, a invisibilidade, o desaparecimento, o dar a vez, o papel cumprido, a ação realizada, o extremamente poético, o exemplo máximo.

Agora, imaginem isto tudo ao mesmo tempo, a conviverem num grão de pó muito grande mas quase invisível ao olhos do Universo. Que grande festa!!

Miguel Neves Oliveira

 


 

Nota Biográfica

Miguel Neves Oliveira nasceu em 1980.

Atualmente vive e trabalha em Braga, Portugal.

Artista plástico que trabalha há sensivelmente 20 anos, afincadamente, persistentemente na sua investigação artística. Desde o ano 2000, tem exposto individualmente e coletivamente de norte a sul do país.

Exposições individuais, da Galeria Municipal de Monchique até ao Centro Cultural de Vila Real, passando pela Fundação José Rodrigues; Casa das Artes de Famalicão; Museu Vinho Bairrada; Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira; Palácio do Raio, Braga; Museu Teixeira Lopes, V.N. Gaia e muitos outros espaços culturais. Tem obra pública em Braga, Ílhavo, Peniche, Murtosa, Arcos de Valdevez (Santuário da Peneda – Gerês).

Exposições coletivas, destacam-se a 5ª Bienal de Gaia, 2023; 7ª Bienal Internacional de Arte de Espinho, 2023; XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira; JCE Jeune Création Européenne 2017/2019, Museu Amadeo de Souza Cardoso; Simpósio “Arte e Sustentabilidade”, promovido pela DST Group, Zet Gallery, Braga; Tribunal da Relação do Porto, José Rosinhas Art Gallery Hall; Residência Artística, Art-Map-Lab, Ílhavo; Festa do Avante da XVIII Bienal, 2013; VI Bienal Pequeno Formato, Moita; Prémio Carmen Miranda, Marco de Canaveses; VIII Bienal, Vidigueira; Feira de Arte de Lisboa 2010, galeria Valbom; Puro Arte 09, Feira Internacional de Arte Contemporânea, Galeria Ao Quadrado, Vigo; Prémio Jovem de Artes Plásticas, CAE, Figueira da Foz; Jovem criador – Aveiro 05; IV Bienal de Pintura de Arte Jovem Penafiel, Porto.

Em 2007 recebeu Menção Honrosa, Quinta Pintura Certamen, Centro de Instrucción y Recreo de Villafranca de los Barros, Badajoz, Espanha. Em 2000 o Terceiro Prémio no concurso de pintura, promovido pelo Centro Cultural de Vila Real, Portugal.

Madeira, ferro e pedra são os principais materiais que o artista utiliza para expressar seus sentimentos e pensamentos contemporâneos sobre o mundo que o cerca. Diferentes tempos os formaram e combiná-los é trazer um pedaço da nossa origem, da nossa existência. Dê tempo para oxidar o ferro, a cor misteriosa que surge da natureza dos materiais. As cicatrizes resultam de constantes mutações.

Árvores, montanhas, céu, terra, sol, rebentos que brotam e o ser humano no seu interior, envolvido nesta magnífica vida. Esse é o tema constante em sua obra.

Espontâneo mas denso, criativo mas conservador, profundo, eis as características do seu trabalho.

Adicionar a calendário 2024-02-10 16:00:00 2024-02-28 17:30:00 Europe/Lisbon Exposição "Solo e Flores" de Miguel Neves Oliveira Casa da Cultura de Paredes
Horário:


segunda a sexta: 9h00-12h30 / 14h00-17h30

sábado e domingo: 10h00-12h30 / 14h30-17h00

Local:
Casa da Cultura de Paredes
Informação adicional:

Para mais informações contactar:

Casa da Cultura de Paredes
Avenida da República
4580-193 Paredes

cultura@cm-paredes.pt 

255 780 446 (chamada para rede fixa nacional)

Conteúdo atualizado em30 de janeiro de 2024às 10:09
Voltar ao topo da página