Passar para o Conteúdo Principal

município

Câmara Municipal de Paredes (voltar ao início)

videopromocional

siga-nos Página do Facebook (abre numa nova janela) Página do Instagram (abre numa nova janela) Página do RSS feed (abre numa nova janela)

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Acervo Documental Digital

O Arquivo Municipal de Paredes disponibiliza vários documentos online para consulta. Neste menu podemos encontrar documentação produzida/recebida pela Câmara Municipal no exercício da sua actividade, do início do séc. XIX até à actualidade, documentação da Administração do Concelho. Do importante acervo documental, pretende a Câmara Municipal disponibilizar online as actas, os testamentos, os registos, as escrituras entre outro documentos que passarão a estar disponíveis para consulta à distância de um clique.

Foral de Aguiar de Sousa 1513

Foral de Aguiar de Sousa. Concedido por El-Rei D. Manuel, em Lisboa, 25 de novembro de 1515.O original que se conhece encontra-se, hoje, no Arquivo Histórico Municipal do Porto. Caracteriza-se por um códice em pergaminho, com 320mm x 212mm, protegido por encadernação, cujas capas são, revestidas a couro pintado de castanho, com ferro estampado a frio, cinco cravos de metal amarelo. As capas unem-se por meio de duas tiras de couro que fecham com colchetes de metal amarelo, hoje, danificadas. No interior a primeira página é ornamentada e o texto é escrito em letra humanística libraria. Esta carta de foral pretendia regular a administração financeira, atualizar e clarificar os tributos a pagar ao rei e aos senhores locais.

 

Edição Facsimilada e Estudo do Foral de Baltar – 1515

Foral de Baltar. Concedido por El-Rei D. Manuel, em Lisboa, 11 de junho de 1515. Como era regra nos forais manuelinos eram feitos três exemplares, sendo um deles para a câmara da terra pelo que este original encontra-se na Biblioteca /Arquivo da Câmara Municipal de Paredes, concelho a que Baltar, hoje, pertence. Códice em pergaminho de 261mm x 188mm, encadernado, cujas capas são revestidas a couro pintado de castanho, com ferros estampados a frio, tem cinco cravos de metal amarelo. Escrito em letra gótica com a primeira página ornamentada. Esta carta de foral pretendia regular a administração financeira, atualizar e clarificar os tributos a pagar ao rei e aos senhores locais.

 

Edição Facsimilada e Estudo do Foral de Aguiar de Sousa – 1513

Foral de Aguiar de Sousa. Concedido por El-Rei D. Manuel, em Lisboa, 25 de novembro de 1515.O original que se conhece encontra-se, hoje, no Arquivo Histórico Municipal do Porto. Caracteriza-se por um códice em pergaminho, com 320mm x 212mm, protegido por encadernação, cujas capas são, revestidas a couro pintado de castanho, com ferro estampado a frio, cinco cravos de metal amarelo. As capas unem-se por meio de duas tiras de couro que fecham com colchetes de metal amarelo, hoje, danificadas. No interior a primeira página é ornamentada e o texto é escrito em letra humanística libraria. Esta carta de foral pretendia regular a administração financeira, atualizar e clarificar os tributos a pagar ao rei e aos senhores locais. A edição fac-similada permite adquirir um conhecimento da história local.

Conteúdo atualizado em29 de julho de 2026às 13:42
Voltar ao topo da página