![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
SMAS Paredes
SMAS Paredes
-
videos
videos
Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.
Animais para adoção
Para informação mais atualizada consulte a página de Facebook CROA Paredes ou Instagram CROA Paredes.
Pretende acolher um animal de companhia no seu lar?
No Centro de Recolha de Canídeos existem animais à espera de um tutor que lhes ofereça conforto e carinho.
Consulte as normas de adoção do Centro de Recolha Oficial de Animais e veja os animais que aguardam um novo lar.
Antes de proceder a adoção lembre-se que um animal exige empenho e tempo livre, uma decisão não ponderada pode causar danos irreparáveis na sua vida e na vida do seu animal. Assim, antes de optar pela adoção pondere. Não adote um animal por impulso.
-
MENTA - 233/2025

MENTA - 233/2025
FÊMEA
ESTERILIZADA
-
AMORA

AMORA
FÊMEA
ESTERILIZADA
-
CÔCO - 247/2025

CÔCO - 247/2025
GATO MACHO
ESTERILIZADO
-
LIMA - 245/2025

LIMA - 245/2025
GATA
CASTRADA
-
HENRY - 904/2025

HENRY - 904/2025
MACHO
ESTERILIZADO
6 ANOS
-
CACAU - 634/2024

CACAU - 634/2024
FÊMEA
CASTRADA
Na descrição dos animais a classificação da estatura dos animais é feita com base na seguinte tabela:
- Porte mini: peso até 6 kg
- Porte pequeno: peso entre 7 e 14 kg
- Porte médio: peso entre 15 e 24kg
- Porte grande: peso entre 25 e 44 kg
- Porte gigante: peso a partir dos 45 kg
AVISO: Esta página pode não refletir de forma exata os animais alojados no canil, pois a entrada ou saída de um animal pode ocorrer sem atualização imediata, pelo que, a sua consulta não dispensa o contacto com o Centro de Recolha Oficial de Animais de Paredes.
Legislação e informação útil
- Decreto-Lei 314/2003 de 17 de dezembro aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e de Outras zoonoses (PNLVERAZ),
- Lei 27/2016 de 23 de agosto aprova medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e para a modernização dos serviços municipais de animais e para a modernização dos serviços municipais de veterinária, e estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando a esterilização.
- Decreto- Lei 260/2012 de 12 de dezembro (última alteração e republicação de Decreto-Lei 276/2001 de 17/12). Estabelece as medidas complementares das disposições da Convenção Europeia para a Proteção dos Animais de Companhia, regulando o exercício da atividade de exploração de alojamentos, independentemente do seu fim, e da venda de animais de companhia.

