Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

tomadaposse

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Desporto Adaptado

Caracterização:

O desporto adaptado é um importante meio na reabilitação física, psicológica e social para as pessoas com deficiência, permitindo melhorar a aptidão física, a qualidade de vida e a autoestima dos praticantes, a par do favorecimentoda comunicação e do convívio social. O Município de Paredes consciente da sua responsabilidade local na consagração do direito ao desporto para todos, implementouo programa Desporto Adaptado. Este programa assume um papel fulcral na intervenção do Município no desporto, reconhecendo a crescente importância que a atividade física assume na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos mais especiais, traduzida na sua perceção de bem-estar, na sua aptidão física, no potencial de sociabilização e combate à exclusão, na manutenção dos níveis de independência ao longo dos anos e na elevação dos níveis de felicidade de cada um.

Objetivos:

Fomentar o acesso de todos ao desporto plural seja ele em lazer ou competitivo

Destinatários:

Este programa dirige-se a todas as pessoas com deficiência e que pretendem que o desporto faça parte da sua vida. Este programa abrange faixas etárias desde a idade escolar até adultos, quer estejam institucionalizados ou não.

Programa
  • Natação adaptada/ atividade aquática: é uma atividade direcionada para a melhoria das capacidades condicionais, com inúmeros ganhos a nível físico devido aos benefícios da execução dos movimentos em meio aquático. O programa promove 2 aulas semanais e é direcionado para crianças ou adultos com a adaptação ao meio aquático consolidada.
  • Boccia/Boccia DI: modalidade técnica que estimula a concentração, a precisão, o controlo motor, a rotina, a autonomia, a cooperação e a noção espácio-temporal para que se obtenha sucesso. O programa promove 1 aula semanal.
  • Golfe: modalidade técnica direcionada para o desenvolvimento da concentração, o desenvolvimento físico, o desenvolvimento psicológico, a integração social, o aumento da autoestima e a promoçãoda capacidade de independência. O programa promove 1 aula semanal.
  • Atividade física geral: atividade direcionada para a melhoria da condição física geral e estimulação sensorial. O programa promove 1 aula semanal.
Contactos:

Praça José Guilherme
4580-130 Paredes


Horário do serviço:

segunda a sexta:
9h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30

Top