Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

Volta a Portuagal - passagem por Paredes

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

CIMOCB - Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas

Em Paredes, na região de Castromil e das Banjas encontram-se importantes vestígios das explorações auríferas do tempo dos romanos.
Deste modo, o Município ao reconhecer as potencialidades patrimoniais geomineiras do concelho cria em 2013, o Centro de Interpretação das Minas de Ouro de Castromil e Banjas (CIMOCB), cujo principal objetivo é a valorização e divulgação do Património Geológico, Arqueológico e Cultural de Paredes.

Este espaço dinâmico e inovador, com um discurso expositivo claro, simples e apelativo vocacionado para os diferentes públicos, surge como um local de acolhimento e ponto de partida para as visitas às Minas de Ouro de Castromil, desenvolvidas e promovidas há alguns anos pelo Município de Paredes em parceria com o Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP.

Neste centro o visitante é despertado para temas, relacionados com a ocorrência do ouro e sua exploração pelos romanos, que integram as áreas das ciências e da história como a geologia, a arqueologia mineira, a mineração e a ocupação romana do território. Deste modo, e de acordo com os objetivos de quem nos contacta, procuramos o uso de linguagem técnica, mas ao mesmo tempo adequada às diferentes solicitações.

O CIMOCB, tal como as Minas de Ouro de Castromil, integra o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e a Rede Ibérica de Espaços Geológicos.


 
 
As visitas só se realizarão como número mínimo de 5 participantes

Contactos para informações/marcações:

 
GPS: 41° 9'20.70"N / 8°23'11.33"W

 

Visita ao CIMOCB por marcação prévia.


roteiro minas1

 

Logo_RedeIberica

Centros de Interpretação e Informação
Top