![]()
-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
videos
videos
Pesquisa Geral
Procedimentos de Ajuda
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionários
- Fichas
- Formulários
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos - Apoios e Incentivos ao Associativismo Desportivo
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
-
Início
-
Atividade Municipal
-
Notícias
-
Notícias
- Lordelo Solidário apresentou balanço
Lordelo Solidário apresentou balanço
O Projeto Lordelo Solidário apresentou, no auditório da Junta de Freguesia de Lordelo, o balanço da sua intervenção desde a fundação. Criado em 2014, o projeto conta com a participação de sete instituições da cidade (ADIL, Fundação A Lord, Paróquia, Centro Socioeducativo e Profissional de Parteira, Conferência de S. Vicente de Paulo, Agrupamento Vertical de Escolas de Lordelo e o Clube de Petanca de Lordelo), para além da Junta de Freguesia de Lordelo e da Câmara Municipal de Paredes.
O Projeto Lordelo Solidário funciona nas instalações do mercado da cidade e nesta primeira fase de ação, está direcionado para a distribuição de cabazes alimentares. Futuramente, visa apoiar também as famílias com distribuição de vestuário, medicamentos e suprimento de outras necessidades que se venham a verificar.
Em 2014, ano da fundação, o apoio alimentar chegava a 133 agregados familiares, para um total de 434 pessoas. Hoje, fruto da aplicação de um sistema de cruzamento das bases de dados das diversas instituições e da melhoria da qualidade de vida das famílias apoiadas, o projeto presta mensalmente apoio a 56 famílias da cidade de Lordelo, para um total de 149 pessoas.
“Através deste projeto, é possível proceder-se a uma distribuição equitativa dos bens alimentares às famílias que deles necessitam, através de um sistema que faz o cruzamento de dados e evita a duplicação de apoios”, salienta Nuno Serra, Presidente da Junta de Freguesia de Lordelo.
Já Herminia Moreira, Vereadora do pelouro de Ação social da Câmara Municipal de Paredes, destaca a o apoio de proximidade às famílias carenciadas: “É de realçar o esforço e a iniciativa das “forças vivas” de Lordelo, que juntas conseguem apoiar famílias carenciadas da cidade numa ação de grande proximidade junto de todos daqueles que mais necessitam”.
A distribuição de alimentos do Projeto Lordelo Solidário às famílias carenciadas da cidade relativa ao mês de março realizou-se esta sexta-feira, dia 17.
