Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes Social

A proteção e o apoio às pessoas e famílias mais desfavorecidas é um princípio constitucional consagrado e uma das tarefas fundamentais da administração pública central e local, a quem cabe o desenvolvimento dos esforços no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.

Assim, pela proximidade com a população que serve, o Município de Paredes, através do Pelouro da Ação Social, tem vindo a assumir uma responsabilidade crescente no apoio à população mais carenciada ou em situação de maior vulnerabilidade e risco de exclusão social, instituindo um conjunto de medidas de apoio social.

  • Apoio Alimentar

    Consiste na distribuição de bens alimentares de primeira necessidade, por um determinado período de tempo, a cidadãos residentes no concelho de Paredes, em situação de vulnerabilidade socioeconómica devidamente comprovada.

    Aceda ao formulário aqui

  • Apoio no tratamento dentário / próteses dentárias

    Consiste na promoção do acesso à realização de tratamento/s dentário/s a cidadãos residentes no concelho de Paredes, em situação de vulnerabilidade socioeconómica devidamente comprovada.

    As consultas são realizadas na CESPU – Clínica Dentária de Gandra, no âmbito de um Protocolo de colaboração estabelecido com o Município para esse efeito e, mediante o pagamento de 5,00€ por ato médico/tratamento.

    Aceda ao formulário para apoio a tratamento dentário aqui

    Aceda ao formulário para apoio na aquisição de prótese dentária aqui

  • Apoio para aquisição de próteses auditivas

    O presente apoio tem como finalidade apoiar os Munícipes na aquisição de próteses auditivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
    O Município de Paredes, através do Pelouro da Ação Social, compromete-se a comprovar a situação de vulnerabilidade socioeconómica, mediante protocolo estabelecido com audiologistas.

    Aceda ao formulário aqui

  • Programa Abem: rede solidária do medicamento (Associação Dignitude)

    A Associação Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de impacto social que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.


    O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é a primeira iniciativa da Associação e nasce da parceria entre o Setor Social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o Setor da Saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Criado com o objetivo de dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento por parte dos cidadãos. O Programa consiste num fundo solidário que é usado para comparticipar o pagamento de medicamentos aos cidadãos mais carenciados.
    Assim, foi celebrado um Protocolo entre o Município e a Associação Dignitude, que permite o acesso totalmente gratuito dos Munícipes encaminhados pelo Pelouro da Ação Social, fomentando assim, o melhoramento das condições de vida dos agregados familiares e idosos economicamente desfavorecidos.

    Aceda ao formuário aqui

  • Apoio na Aquisição de Medicação

    Consiste na comparticipação para aquisição de medicação, por um determinado período de tempo, a munícipes portadores de doenças crónicas, em situação de vulnerabilidade socioeconómica devidamente comprovada.

    Aceda ao formulário aqui

  • Apoio na Aquisição de Óculos

    Consiste num apoio parcial para aquisição de óculos, a munícipes com défice visual medicamente comprovado por oftalmologista ou optometrista.
    As consultas de optometria são realizadas em Óticas do Concelho, no âmbito de um Protocolo de colaboração estabelecido para esse efeito, cabendo ao Pelouro de Ação Social o respetivo encaminhamento, mediante análise prévia da condição de vulnerabilidade socioeconómica da família.

    Aceda ao formulário aqui

  • Habitação de Qualidade 

    Consiste na requalificação de habitação própria e permanente de famílias que se encontrem em condições habitacionais desfavoráveis e em situação de vulnerabilidade socioeconómica devidamente comprovada.

  • Apoio pontual em situação de emergência

    A medida de apoio pontual em situação de emergência consiste na atribuição de apoios sociais não tipificados, de caráter urgente e excecional, a agregados familiares do Município de Paredes em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

    Aceda ao formulário aqui

  • Cheque-Prenda ao Recém-Nascido

    Atribuição de um apoio financeiro, que visa contribuir para o crescimento da natalidade no concelho de Paredes.

    Aceda ao formulário aqui

  • Cartão Família

    Atribuição de um cartão de descontos em lojas protocoladas, do comércio local do concelho, com o objetivo de assegurar a igualdade de oportunidades e de direitos e de proteger todos aqueles que vivenciam situações de pobreza e exclusão social.

    Este cartão é gratuito, pessoal e intransmissível, e permite o acesso a bens e serviços a preços mais reduzidos (vestuário, calçado, produtos alimentares, entre outros), mediante requerimento e análise da situação económica dos agregados familiares.

    Aceda ao formulário aqui

Consulte o Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios Sociais aqui
Consulte o Regulamento para atribuição do Cheque-Prenda ao Recém-Nascido aqui
Consulte o Regulamento do Apoio Alimentar aqui
Top