Passar para o Conteúdo Principal

município

logo Paredes

Volta a Portuagal - passagem por Paredes

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Paredes Ajuda +

A proteção e o apoio às pessoas e famílias mais desfavorecidas é um princípio constitucional consagrado e uma das tarefas fundamentais da administração pública central e local, a quem cabe o desenvolvimento dos esforços no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar dos cidadãos.

Assim, pela proximidade com a população que serve, o Município de Paredes, através do Pelouro da Ação Social tem vindo a assumir uma responsabilidade crescente no apoio à população mais carenciada ou em situação de maior vulnerabilidade e risco de exclusão social, instituindo um conjunto de medidas de apoio social.

  • Apoio Alimentar

    Consiste na distribuição de bens alimentares de primeira necessidade, por um determinado período de tempo, a cidadãos residentes no concelho de Paredes, em situação de carência económica devidamente comprovada.

  • Apoio no tratamento dentário / próteses dentárias

    Consiste na promoção do acesso à realização de tratamento/s dentário/s a cidadãos residentes no concelho de Paredes, em situação de carência económica devidamente comprovada.


    As consultas são realizadas na CESPU – Clínica Dentária de Gandra, no âmbito de um Protocolo de colaboração estabelecido com o Município para esse efeito e, mediante o pagamento de 5,00€ por ato médico/tratamento.

  • Apoio para aquisição de próteses auditivas

    O presente apoio tem como finalidade apoiar os Munícipes na aquisição de próteses auditivas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
    O Município de Paredes, através do Pelouro da Ação Social, compromete-se a comprovar a situação de vulnerabilidade económica, mediante protocolo estabelecido com audiologistas.

  • Programa Abem: rede solidária do medicamento (Associação Dignitude)

    A Associação Dignitude é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de impacto social que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.


    O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é a primeira iniciativa da Associação e nasce da parceria entre o Setor Social – Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo e o Setor da Saúde – Associação Nacional das Farmácias e Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Criado com o objetivo de dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento por parte dos cidadãos. O Programa consiste num fundo solidário que é usado para comparticipar o pagamento de medicamentos aos cidadãos mais carenciados.
    Assim, foi celebrado um Protocolo entre o Município e a Associação Dignitude, que permitirá o acesso totalmente gratuito dos Munícipes encaminhados pelo Pelouro da Ação Social, fomentando assim, o melhoramento das condições de vida dos agregados familiares e idosos economicamente desfavorecidos.

  • Apoio na Aquisição de Medicação

    Consiste na comparticipação para aquisição de medicação, por um determinado período de tempo, a munícipes portadores de doenças crónicas, em situação de carência económica devidamente comprovada.

  • Apoio na Aquisição de Óculos

    Consiste num apoio parcial para aquisição de óculos, a munícipes com défice visual medicamente comprovado por oftalmologista ou optometrista.
    As consultas de optometria são realizadas, apenas, em determinadas Óticas do Concelho, no âmbito de um Protocolo de colaboração estabelecido para esse efeito, cabendo ao Setor de Ação Social o respetivo encaminhamento.

  • Habitação de Qualidade 

    Consiste na requalificação de habitação própria e permanente de famílias que se encontrem em condições habitacionais desfavoráveis e em situação de carência económica devidamente comprovada.

  • Apoio pontual em situação de emergência

    A medida de apoio pontual em situação de emergência consiste na atribuição de apoios sociais não tipificados, de caráter urgente e excecional, a agregados familiares do Município de Paredes economicamente desfavorecidos.

  • Apoio às instituições particulares de solidariedade social

    Consiste no apoio às IPSS’s ao nível da satisfação das necessidades básicas essenciais ao seu funcionamento, nomeadamente equipamentos/recursos materiais.

  • Isenção da taxa para frequência das Piscinas Municipais / isenção da tarifa de resíduos sólidos urbanos

    Consiste na isenção do pagamento da taxa de frequência das piscinas municipais aos munícipes reformados e /ou pessoas com deficiência e incapacidade integrados em agregados familiares com rendimento mensal inferior a 500,00€.

Top