-
https://sigmaeduca.cm-paredes.pt/
Portal da Educação
-
/pages/1481
covid-19
-
/pages/746
serviços online
-
/pages/298
área do cidadão
-
/pages/28
newsletter
-
/pages/971
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Comunicação
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística
- Juventude
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde Pública Veterinária
- SIGAP - Sistema de Informação Geográfica da Autarquia de Paredes
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos
- EPIS
- 9º Ano e Agora?
- Previne Paredes
- Family Mediation
- Museu da Escola
- Mobilidades Leonardo da Vinci
- PRIPAR - Arrisca-te ao Sucesso
- WOW
- Igualdade de Género e Empreendedorismo
- Cuida-te
- YEES
- Social Digital Mentors
- PETYRE
- SWOT
- EU CAN
- EU DEFENCE
- Make Peace: Building resilience through youth empowerment
- DIMEYE
- Outdoor Learning Against School Failure and Absenteeism
- Fund You
- Relatórios Anuais
- Debates
- Recrutamento
- Projetos
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- COVID 19
- Serviços Online
- Documentação
- Regulamentos
- Planos e Relatórios
- Proteção Civil
- Finanças Municipais
- Avisos e publicações
- Ambiente
- Recursos humanos
- Obras Municipais
- Gestão Urbanística
- Manuais de instrução
- Património Municipal
- Reuniões de Câmara
- Reuniões de Assembleia
- Protocolos / contratos
- Educação
- Contratação Pública - Bens e Serviços
- Planeamento Territorial
- Contratação Pública
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Perguntas Frequentes
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Fatura Eletrónica
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Comunicação
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística
- Juventude
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde Pública Veterinária
- SIGAP - Sistema de Informação Geográfica da Autarquia de Paredes
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos
- EPIS
- 9º Ano e Agora?
- Previne Paredes
- Family Mediation
- Museu da Escola
- Mobilidades Leonardo da Vinci
- PRIPAR - Arrisca-te ao Sucesso
- WOW
- Igualdade de Género e Empreendedorismo
- Cuida-te
- YEES
- Social Digital Mentors
- PETYRE
- SWOT
- EU CAN
- EU DEFENCE
- Make Peace: Building resilience through youth empowerment
- DIMEYE
- Outdoor Learning Against School Failure and Absenteeism
- Fund You
- Relatórios Anuais
- Debates
- Recrutamento
- Projetos
EPIS
O projeto EPIS tem como objetivo estratégico, combater o insucesso e o abandono escolares, através da prevenção e da remediação de fatores de risco e da indução de fatores externos de sucesso. O projeto foi iniciado nas 9 escolas com 3.º ciclo do concelho de Paredes no ano de 2007 e em 2010/2011 iniciou um projeto piloto no 2.º ciclo, na Escola EB2/3 de Cristelo, que permitiu alargar a intervenção EPIS a esse nível de ensino, nos anos letivos seguintes.
A intervenção realizada foca-se em 4 vertentes: alunos, família, escola e território havendo para cada uma delas respostas diferenciadas de acordo com o diagnóstico prévio efetuado aos alunos (screening). Após este diagnóstico delineia-se um plano de intervenção (ver tabela n.º 1) que permite alcançar uma clara diferença entre os resultados escolares dos alunos intervencionados pelos mediadores de capacitação para o sucesso escolar, antes e depois do projeto EPIS, como pode ser comprovado nas tabelas n.º 2 e 3.
Tabela 1
Tabela 2
3.º ciclo |
2007/ |
2008/ |
2009/ |
2010/ |
2011/ |
2012/ |
2013/ |
2014/ |
Total |
N.º de alunos |
649 |
601 |
404 |
964 |
751 |
538 |
332 |
52* |
4239 |
Transitaram |
364 |
456 |
331 |
621 |
523 |
378 |
217 |
|
2890 |
Não |
236 |
145 |
73 |
343 |
230 |
131 |
112 |
|
1270 |
% de sucesso |
56,09% |
75,87% |
81,93% |
64,42% |
69,64% |
70,26% |
65,36% |
|
68,18% |
* Devido à redução da equipa da APPIS não foi possível contabilizar os resultados
Tabela 3
2.º ciclo |
2010/ |
2011/ |
2012/ |
2013/ |
2014/ |
2015/ |
Total |
N.º de alunos |
59 |
59 |
122 |
241 |
298* |
93 |
779 |
Transitaram |
58 |
48 |
99 |
166 |
|
87 |
458 |
Não |
1 |
11 |
23 |
72 |
|
6 |
113 |
% de sucesso |
98,31% |
81,36% |
81,15% |
68,88% |
|
93,55% |
95,22% |
* Devido à redução da equipa da APPIS não foi possível contabilizar os resultados
Para mais informações sobre o projeto EPIS consultar: www.epis.pt