-
Portal da Educação
Portal da Educação
-
SIG Municipal Mapas Interativos
SIG Municipal Mapas Interativos
-
serviços online
serviços online
-
newsletter
newsletter
-
videos
videos
- Município
- Atividade Municipal
- Ação Social
- Radar Social
- Rede Social
- Projetos Executados
- Habitação Social
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Paredes Social
- Projetos/Áreas de Intervenção
- Combate ao isolamento e integração social
- Orpheu Paredes Social - "Oficina das Artes" 2025
- Paredes Integra CLDS 5G
- Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD)
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Carta das Instalações Desportivas
- Associativismo
- Piscinas
- Eventos Desportivos
- Instalações Desportivas
- Campo de Golfe do Aqueduto
- Campo de Ténis
- Centro de Marcha e Corrida de Paredes
- Campo de Areia Paredes
- Piscinas Municipais
- Multiusos de Paredes
- Estádio das Laranjeiras
- Cidade Desportiva de Paredes
- Ginásio
- Pavilhão Multiusos Rota dos Móveis
- Pavilhões Desportivos
- Pavilhão Escola Básica e Secundária de Rebordosa
- Pavilhão Escola Secundária de Vilela
- Pavilhão Escola Secundária de Paredes
- Pavilhão Escola Secundária Daniel Faria
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Baltar
- Pavilhão Multiusos de Astromil
- Pavilhão Escola EB 2/3 de Lordelo
- Pavilhão Bombeiros Voluntários de Rebordosa
- Pavilhão Municipal Cidade de Gandra
- Pavilhão Escola EBS de Sobreira
- Pavilhão EB 2/3 de Cristelo
- Pavilhão EB 2/3 de Paredes
- Pavilhao Municipal de Recarei
- Pavilhão Municipal de Vandoma
- Pavilhão Municipal de Vilela
- Projetos e Programas Municipais
- Formulários Desporto
- Questionário - Índice da Pratica Desportiva da População do Concelho Paredes
- Questionário – Ginásio/Academias 2024
- Questionário – Clubes e Associações Desportivas 2024
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - MEGA HIDRO NIGHT
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - #Beactive Família Ativas
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Gestão Desportiva Sem Riscos
- Ficha de Inscrição Participante – 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – IPSS 2025/2026
- Ficha de Inscrição Promotor Local – Junta de Freguesia 2025/2026
- Formulário de Candidatura - Gala Desporto - Paredes 2025
- Associativismo - Questionário
- Formulário - Semana Europeia do Desporto 2025 - Escola – Município – Clube: Construir Pontes para a formação de Talentos e Cidadãos
- Educação
- Rede Escolar Concelhia
- Agrupamento de Escolas Daniel Faria - Baltar
- Agrupamento de Escolas de Cristelo
- Agrupamento de Escolas de Lordelo
- Agrupamento de Escolas de Paredes
- Agrupamento de Escolas de Vilela
- Agrupamento de Escolas de Sobreira
- Escola Secundária de Paredes
- Ensino Artístico
- Ensino Profissional e Superior
- Rede Privada
- Rede Solidária (Educação Pré-Escolar)
- Rede Solidária (Creches)
- Creche Municipal
- Carta Educativa, Planos, Regulamentos e Relatórios
- Conselho Municipal de Educação
- Oferta Formativa
- Ação Social Escolar e Serviço de Apoio à Família
- Atividades de Enriquecimento Curricular
- Bolsas de Estudo
- Associações de Pais
- Paredes, Cidade Educadora
- Universidade Júnior
- Rede Escolar Concelhia
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Quem somos?
- Fundadores
- Órgãos Sociais
- Parcerias
- Projetos APPIS
- Projetos Anteriores
- Relatórios Anuais
- Formação APPIS
- Recrutamento - APPIS
- Projetos
- Ação Social
- Visitar
- Apoio ao Cidadão
- Serviços Online
- Documentação
- Recrutamento de Pessoal
- Fale com os Serviços
- Balcão Único e Espaço do Cidadão
- Balcão da Inclusão
- Canal de denúncias
- Contactos
- Livro de Reclamações Eletrónico
- Ação Social
- Ambiente
- Arquivo Municipal
- Notícias
- Cultura
- Desporto
- Educação
- Gestão Urbanística e Fiscalização
- Juventude
- Desenvolvimento Sustentável
- Fundos Comunitários
- Mobilidade e Transportes
- Centro Cultural de Paredes (CCP)
- Património
- Planeamento
- Proteção Civil
- Saúde
- Unidade de Saúde Pública Veterinária e Proteção Animal
- SIG - Municipal Mapas Interativos
- APPIS - Associação Paredes pela Inclusão Social
- Projetos
EPIS
O projeto EPIS tem como objetivo estratégico, combater o insucesso e o abandono escolares, através da prevenção e da remediação de fatores de risco e da indução de fatores externos de sucesso. O projeto foi iniciado nas 9 escolas com 3.º ciclo do concelho de Paredes no ano de 2007 e em 2010/2011 iniciou um projeto piloto no 2.º ciclo, na Escola EB2/3 de Cristelo, que permitiu alargar a intervenção EPIS a esse nível de ensino, nos anos letivos seguintes.
A intervenção realizada foca-se em 4 vertentes: alunos, família, escola e território havendo para cada uma delas respostas diferenciadas de acordo com o diagnóstico prévio efetuado aos alunos (screening). Após este diagnóstico delineia-se um plano de intervenção (ver tabela n.º 1) que permite alcançar uma clara diferença entre os resultados escolares dos alunos intervencionados pelos mediadores de capacitação para o sucesso escolar, antes e depois do projeto EPIS, como pode ser comprovado nas tabelas n.º 2 e 3.
Tabela 1
Tabela 2
3.º ciclo |
2007/ |
2008/ |
2009/ |
2010/ |
2011/ |
2012/ |
2013/ |
2014/ |
Total |
N.º de alunos |
649 |
601 |
404 |
964 |
751 |
538 |
332 |
52* |
4239 |
Transitaram |
364 |
456 |
331 |
621 |
523 |
378 |
217 |
|
2890 |
Não |
236 |
145 |
73 |
343 |
230 |
131 |
112 |
|
1270 |
% de sucesso |
56,09% |
75,87% |
81,93% |
64,42% |
69,64% |
70,26% |
65,36% |
|
68,18% |
* Devido à redução da equipa da APPIS não foi possível contabilizar os resultados
Tabela 3
2.º ciclo |
2010/ |
2011/ |
2012/ |
2013/ |
2014/ |
2015/ |
Total |
N.º de alunos |
59 |
59 |
122 |
241 |
298* |
93 |
779 |
Transitaram |
58 |
48 |
99 |
166 |
|
87 |
458 |
Não |
1 |
11 |
23 |
72 |
|
6 |
113 |
% de sucesso |
98,31% |
81,36% |
81,15% |
68,88% |
|
93,55% |
95,22% |
* Devido à redução da equipa da APPIS não foi possível contabilizar os resultados
Para mais informações sobre o projeto EPIS consultar: www.epis.pt