Passar para o Conteúdo Principal

município

Voltar à página inicial

videopromocional

siga-nos Facebook Instagram RSS feed

Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.

Tremoceiro Doce de Paredes

Tremoceiro - Doce de Paredes

Inspirado na doçaria conventual portuguesa, o Doce Tremoceiro, apresentado pelo Município de Paredes, celebra o tremoço e foi desenvolvido no âmbito do Curso Profissional de Cozinha de Pastelaria (Ano Letivo de 2023/2024) do Agrupamento de Escolas de Paredes.

O Doce Tremoceiro de Paredes destaca a popularidade dos tremoços, um aperitivo típico de várias regiões de Portugal, um sabor para descobrir em forma de doçaria conventual.

O tremoceiro é uma planta com vagem que contém as sementes que são os tremoços. O tremoço está associado à identidade dos Paredenses, sendo os habitantes da cidade de Paredes conhecidos pelos “tremoceiros”, facto que remonta ao passado, onde era tradição a venda do tremoço nas festas, romarias, feiras e até também nos finais das missas de domingo. Segundo testemunhos antigos, as senhoras vendedoras, também chamadas de “tremoceiras”, iam para a festa do S. Simão (28 de outubro) para venderem tremoços, tradição que se mantém.

O Doce Tremoceiro de Paredes entra, assim, no receituário dos novos doces e sabores da gastronomia tradicional portuguesa.

processo_tremoceiro_site


Quer fazer parte desta ideia?

 

Entre em contacto connosco.

Deverá preencher todos os campos assinalados com (obrigatório).
Dados da Empresa
InformaçõesObrigatório
Termos e Condições
Declaração de Proteção de DadosObrigatório
Envio de ComunicaçõesOpcional

Emails de Resposta

Conteúdo atualizado em20 de fevereiro de 2026às 09:19
Top